ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com nova frente fria, temperatura cai 8ºC em 9 horas em Campo Grande

Previsão é que tempo volte a ficar seco amanhã, mas frio perdura

Anahi Zurutuza | 16/07/2016 10:15
Tempo amanheceu chuvoso e frio (Foto: Marina Pacheco)
Tempo amanheceu chuvoso e frio (Foto: Marina Pacheco)

Com a chegada da frente fria a Campo Grande na madrugada deste sábado (16), decretando o fim do período de estiagem que já durava 38 dias, o tempo fica mais frio e úmido a cada hora. Entre a meia-noite e às 9h de hoje, a temperatura caiu 8,9ºC e a umidade relativa do ar aumentou 27%, passando de 56% para 83%, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Já entre às 14h desta sexta-feira (15), o horário mais quente e seco de ontem, e às 9h de hoje, o declínio na temperatura foi de 15,5ºC e o aumento na unidade de 46%.

O tempo seco deu trabalho para o Corpo de Bombeiros e também para quem socorre os que procuram os postos de saúde da Capital.

Postos de saúde lotaram de pacientes com problemas respiratórios (Foto: Alcides Neto)
Postos de saúde lotaram de pacientes com problemas respiratórios (Foto: Alcides Neto)

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a estimativa, sem números concretos, era de que após 37 dias de seca, houve acréscimo de 40% a 50% na quantidade de pacientes que necessitam de inalação e de 30% a 40% de pessoas que procuram as unidades com problemas respiratórios para o primeiro atendimento após o aparecimento dos sintomas.

De acordo com Lívia Mello, gerente-técnica de doenças endêmicas da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a baixa umidade relativa do ar propicia o contágio com vírus e bactérias que provocam doenças como gripe e pneumonia, por conta do ressecamento do aparelho respiratório e também do aumento da circulação destes microorganismos. “Os sintomas podem ser desde o desconforto e sangramento nasal, por conta do ressecamento e inflamação das mucosas, até a falta de ar. Fora, as dores de garganta e tosse”.

Queimadas deram trabalho para os bombeiros (Foto: Alcides Neto)
Queimadas deram trabalho para os bombeiros (Foto: Alcides Neto)

Queimadas – Por conta da estiagem, que completou o trigésimo oitavo dia ontem, das 6h às 18h desta sexta-feira (15), os bombeiros atenderam por hora mais de uma ocorrência de incêndio em terrenos baldios na Capital. As equipes tiveram de se deslocar 19 vezes para combater a chamas em áreas verdes dentro da cidade.

De acordo com o coronel Hudson Faria de Oliveira, chefe do Comando Metropolitano do Corpo de Bombeiros, a partir da próxima semana, mais três equipes, formadas por militares que trabalham nos setores administrativos da corporação, serão colocadas na rua para ajudar no trabalho. “Já começou o período de estiagem e começamos a sentir os efeitos”.

Conforme a previsão do Inmet, amanhã o tempo volta a ficar seco “com umidade relativa próxima aos 20% em grande área do Estado”, mas o frio continua. Para Campo Grande, a previsão é que termômetros oscilem entre 7ºC e 19ºC e a umidade varie entre 29% e 87%.

Nos siga no Google Notícias