ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Estiagem de 37 dias reflete em UPAs lotadas; previsão é que seca continue

Demanda de pacientes que precisam de inalação aumentou até 50%, segundo a Sesau

Anahi Zurutuza | 14/07/2016 15:25
Eronildo, filho de Aline, está tratando pneumonia na UPA do Coronel Antonino há oito dias (Foto: Alcides Neto)
Eronildo, filho de Aline, está tratando pneumonia na UPA do Coronel Antonino há oito dias (Foto: Alcides Neto)

Há 37 dias não chove em Campo Grande e tempo seco já fez aumentar a demanda nos postos de saúde. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a estimativa, sem números concretos, é de que houve acréscimo de 40% a 50% na quantidade de pacientes que necessitam de inalação e de 30% a 40% de pessoas que procuram as unidades com problemas respiratórios para o primeiro atendimento após o aparecimento dos sintomas.

De acordo com Lívia Mello, gerente-técnica de doenças endêmicas da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a baixa umidade relativa do ar propicia o contágio com vírus e bactérias que provocam doenças como gripe e pneumonia, por conta do ressecamento do aparelho respiratório e também do aumento da circulação destes microorganismos. “Os sintomas podem ser desde o desconforto e sangramento nasal, por conta do ressecamento e inflamação das mucosas, até a falta de ar. Fora, as dores de garganta e tosse”.

Crianças e idosos são os que mais sofrem os efeitos do tempo seco. Há oito dias, a cabeleireira Aline Oliveira Lima, 24, tem de ir diariamente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino – no norte de Campo Grande – para que o quadro da saúde do filho, Eronildo, de 1 ano e 4 meses, seja avaliado. “Ele teve de fazer três inalações, mas como ele não estava tão grave, preferimos não internar. Agora, ele vai fazer um raio-x do pulmão para ver como está a situação”, relatou a mãe na noite desta quarta-feira (13) ao chegar ao posto de saúde.

Ela conta que nesta época do ano, o garoto, que está com pneumonia, sofre mais. “No ano passado, também foi assim. Começa com uma gripezinha, depois vem o peito cheio, a febre”.

Luiz Antônio também tem pneumonia e precisou de três inalações, entre a tarde e a noite e ontem (Foto: Alcides Neto)
Luiz Antônio também tem pneumonia e precisou de três inalações, entre a tarde e a noite e ontem (Foto: Alcides Neto)

O mecânico Fabio Costa, 35, teve de sair do trabalho ontem para buscar o filho na creche e levar até a UPA. “Ele estava com dificuldade para respirar”, conta.

Luiz Antônio, de 1 ano, foi diagnosticado com pneumonia, precisou fazer três inalações entre a tarde e a noite de ontem. O menino já teve problemas respiratórios por cinco vezes. “Ele é muito sensível”, completou o pai.

Previsão – De acordo com o meteorologista Instituto Nacional de Meteorologia, Marcelo Schneider, desde o dia 7 de junho não chove na Capital. Para hoje, o Inmet havia emitido alerta para a baixa umidade relativa do ar para todo o Mato Grosso do Sul, podendo o índice ser menor que 20%.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), níveis de umidade abaixo dos 30% são arriscados para a saúde humana.

Há previsão de chuva para os próximos dias, mas não o suficiente para fazer subir a umidade relativa do ar por tempo prolongado. “Melhora a umidade só no dia”, explica Schneider.

De acordo com o Inmet, a sexta-feira (15) ainda começa quente e com baixa umidade, mas no decorrer da tarde uma frente fria se aproxima. Ela passará rapidamente pelo Estado e provocará pancadas de chuva amanhã à noite e no sábado, tanto na Capital quanto em algumas cidades do interior.

No domingo, o tempo volta a ficar seco, mas com temperaturas mais baixas.

Nos siga no Google Notícias