ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com promessa de nomeação, manifestantes devem ficar no Incra até sexta

Vinícius Squinelo e Paula Maciulevicius | 24/08/2011 18:30

Reunião realizada em Dourados teria avançado nas negociações entre movimentos e representantes governamentais

Sede do órgão em Campo Grande continua trancada pelos manifestantes (foto: Pedro Peralta)
Sede do órgão em Campo Grande continua trancada pelos manifestantes (foto: Pedro Peralta)

Os manifestantes que ocupam a Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Campo Grande, desde o início da semana, devem deixar o local somente na sexta-feira.

Segundo Valdirene de Oliveira, coordenadora estadual do MST (Movimento Sem-Terra), que realiza o manifesto juntamente com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MPF (Ministério Público Federal) se comprometeu a intervir junto ao Incra para a nomeação de um novo superintendente em MS, além da derrubada da liminar que vem travando o processo de vistorias e aquisição de novas áreas para reforma agrária.

Oliveira afirmou o compromisso foi feito em Dourados, durante reunião entre os manifestantes, que também ocuparam a coordenadoria do Incra na cidade, e o procurador Marco Antonio, do MPF, que teria informado que a nomeação do superintendente “vai vir de Brasília”.

Mesmo com o avanço nas negociações, os manifestantes, cerca de 300, prometem que só deixam a sede do Incra em MS com a nomeação de um novo superintendente regional. Eles querem a saída do superintendente interino, Manuel Furtado Neves, que assumiu o cargo após a exoneração, em agosto do ano passado, no lugar de Waldir Cipriano Rabelo, exonerado após ser preso na operação Tellus, realizada pela PF (Polícia Federal).

Outro coordenador do MST, Laudir Boiani, comentou que o órgão funcionou normalmente em Campo Grandena tarde desta quarta-feira. Segundo ele, a entrada dos funcionários foi autorizada e ao menos 80% deles compareceram ao trabalho.

Os manifestantes também disseram que há cerca de 5 mil integrantes em Brasília (DF), e 60 mil em todo Brasil, para fazer pressão sobre as reivindicações aos órgãos federais.

Nos siga no Google Notícias