ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Concurso vai levar alunos para maior evento de incêndios florestais do mundo

É a primeira vez que o “Wildfire” ocorre no Brasil e Campo Grande vai sediar a conferência internacional

Izabela Sanchez | 13/09/2019 09:42
Corredor de fogo sobre o Pantanal de Corumbá, em agosto (Foto: Divulgação/Diário Online)
Corredor de fogo sobre o Pantanal de Corumbá, em agosto (Foto: Divulgação/Diário Online)

No ano em que as imagens da maior floresta tropical do mundo, em chamas, ocuparam o imaginário e as telas de pessoas em todo o mundo, Campo Grande vai sediar a maior conferência de incêndios florestais do mundo. É a primeira vez que a “Wildfire” acontece no Brasil e estudantes das escolas municipais da Capital ganham destaque especial: concurso quer saber o que sabem e pensam sobre “fogo”.

O concurso foi divulgado nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial de Campo Grande. Organizado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), Sectur (Secretaria de Turismo) e Ibama (pelo Prevfogo) o tema é “Conhecendo o Fogo Bom e evitando o Fogo Mau”. O objetivo é ter ações educativas de manejo integrado do fogo nas escolas.

Para falar sobre o tema, a escola e a equipe podem apresentar banner ou vídeo. O banner digital deve ser enviado no idioma português ou em outra língua, conforme a oferta de idioma da escola (inglês ou espanhol). O vídeo deve ter duração de até 2 minutos (incluindo créditos), identificação da escola e dos autores e legendas em espanhol ou inglês.

As equipes deverão ter seis integrantes que podem escolher duas modalidades: equipe com um professor-orientador e cinco alunos, e modalidade com um professor-orientador, um coorientador e quatro alunos.

A comissão organizadora do concurso é formada por professores, servidores da Sectur e representantes do Ibama. As escolas municipais de Campo Grande podem ser inscrever no link: bit.ly/ concursoincendios, com a especificação das categorias nas quais pretendem concorrer, até às 23h59min do dia 23 de setembro de 2019.

Prêmios – A premiação vai distribuir smart tvs, bicicletas, tablets e trilhas guiadas e será divulgada durante a conferência no dia 31 de outubro de 2019 no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.

O Wildfire acontece entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro no Centro de Convenções, com pesquisadores, estudos, palestras e troca de informações sobre incêndios florestais em todo o mundo. Este ano o tema da conferência, que está na sétima edição, é “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”.

A Conferência aconteceu pela primeira vez em 1989 em Boston, nos Estados Unidos. Desde então já aconteceu em Vancouver, no Canadá, Sydney, na Austrália, Sevilha, na Espanha, Sun City, na África do Sul e a última, em 2015, em Pyeongchang, na Coréia do Sul.

Nos siga no Google Notícias