ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Conferência municipal discute políticas e direitos da população idosa

Flávia Lima | 07/07/2015 09:04
Evento acontece durante todo o dia no Centro de Convivência Vovó Ziza. (Foto:Divulgação)
Evento acontece durante todo o dia no Centro de Convivência Vovó Ziza. (Foto:Divulgação)

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que nos últimos três anos, a população de pessoas idosas cresceu 27% em Mato Grosso do Sul. O número representa 11% da população total do Estado. O crescimento é motivo de preocupação das administrações públicas, que buscam políticas que garantam o bem estar dessa população.

E para debater e elaborar propostas voltadas para a saúde e direitos dos idosos, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) realiza hoje a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Janete Beline, o evento reúne representantes de instituições de assistência ao idoso e autoridades que buscam debater as políticas públicas voltadas para essa população.
Após a conferência, a intenção é elaborar diretrizes que irão nortear as ações voltadas ao idosos na Capital.

“Este é um bom momento de conferir quais são os anseios das pessoas da melhor idade. Vamos fazer valer todos os direitos dos idosos a partir desta conferência”, ressaltou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Neide de Araújo.

Entre os temas abordados estão a questão do envelhecimento, os avanços e desafios da política nacional do idoso, a sensibilização da sociedade sobre o contexto de envelhecimento da população e o fortalecimento do compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa

De acordo com a promotora da Promotoria do Idoso, Cristiane Barreto Nogueira o objetivo da conferência e fazer com que os idosos façam valer seus direitos. “Vamos debater e incentivar as pessoas da terceira idade para que elas vão à luta e busquem seus direitos. Para quem está envelhecendo que não fique sentado. Todos têm potencial e nós estamos aqui para orientar e dar todo incentivo e motivar as pessoas para uma vida melhor”, disse.

Nos siga no Google Notícias