ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Conselho vai tentar permanência temporária de famílias no Jardim Canguru

Reintegração de posse de área invadida foi mantida

Izabela Sanchez | 02/09/2017 11:19
Área é destinada ao Programa Minha Casa, Minha
Vida (Fernando Antunes)
Área é destinada ao Programa Minha Casa, Minha Vida (Fernando Antunes)

Em nota à imprensa, o CEDHU/MS (Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul) afirmou ter solicitado ao Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), a permanência temporária das 30 famílias na área invadida no Jardim Canguru. O pedido ocorreu durante reunião entre o Conselho, a Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande) e representantes das famílias. 

A solicitação segundo a nota, pede que as famílias possam ficar por mais cinco meses no local, até que seja deliberada uma solução definitiva. A área em questão é da Prefeitura e será destinada à construção de 300 casas no âmbito do programa federal MCMV (Minha Casa, Minha Vida).

"Após o debate de mais de uma hora com os moradores e a equipe da EMHA [Agência municipal habitação], o Presidente do CEDHU/MS, Paulo Ângelo de Souza, deliberou pela criação de uma Comissão Interna do Conselho para verificar a situação do Processo de reintegração de posse da área e apresentar o mais breve possível um relatório com proposta de alternativas para a solução do problema de moradia das 30 famílias que acionaram o Conselho", afirma a nota.

Reintegração de posse - A decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que definiu por maioria cumprir a reintegração de posse, foi mantida, segundo o Diretor-presidente da Emha, Eneas José de Carvalho. Eneas explicou que a postura do município é a mesma, e que a cidade pode até perder o benefício do MCMV na área em questão, já que invasões ferem a legislação que estabelece o programa.

"Eles [Conselho] vão fazer uma tentativa por meio da defensoria, que estava representada pela Dra Olga na reunião, de se fazer uma suspensão. Prevalece ainda a decisão de cumprimento para a reintegração de posse. O município foi bastante enfático na postura contra as invasões. A Portaria que trata do MCVV proíbe. Se ela estiver invadida ela é desenquadrada", comentou Eneas.

Segundo na nota, o presidente do Presidente do CEDHU/MS decidiu criar uma Comissão Interna no Conselho para verificar a situação do processo de reintegração de posse da área.

"São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Portanto este Conselho Estadual promoverá todos os esforços para resolver os problemas relacionados à moradia das famílias que ocupam a referida área pública no bairro Jardim Canguru”, comentou Paulo Ângelo.

A Comissão, que será composta por três conselheiros, será presidida pela Defensora Pública Estadual Olga Lemos Cardoso de Marco. O grupo também pretende apresentar um relatório com proposta de alternativas para a solução do impasse.

Nos siga no Google Notícias