ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Contra aula presencial, professores da UFMS ameaçam greve

A ação é para tentar impedir que as aulas presenciais sejam retomadas antes de todos serem vacinados contra covid-19

Alana Portela | 03/03/2021 08:57
Assembleia ocorrerá hoje na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). (Foto: Paulo Francis)
Assembleia ocorrerá hoje na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). (Foto: Paulo Francis)

Na tentativa de evitar o retorno das aulas presenciais na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) antes de todos serem vacinados, professores ameaçam fazer até greve. A partir das 13h30 de hoje (3), eles devem se reunir numa assembleia geral para discutir o assunto.

“Há muitos anos não enfrentamos um contexto tão grave e nefasto que se coloca para os professores da rede de ensino superior público. Não apenas no atuar do magistério, nos obstáculos absurdos para realizar nosso trabalho, mas também agora com o fato da imposição de colocarmos nossas vidas, de nossas famílias e alunos em risco”, destaca o presidente da ADUFMS (Associação dos Docentes da UFMS), Marco Aurélio Stefanes.

A assembleia está sendo convocada pela ADUFMS, que fica dentro da universidade onde o debate vai acontecer.  Além do retorno às aulas presenciais em tempos de pandemia, os professores também pretendem discutir sobre outros assuntos urgentes que podem vir afetar a categoria, como a aprovação iminente da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 186/2019.

A proposta prevê a redução de salários e jornadas de servidores públicos, possibilitando a redução em até 25% de salários e jornadas de trabalho dos servidores.

Outro assunto que também será debatido é a PEC 32/2020, a chamada “reforma administrativa”. A proposta amplia a possibilidade de demissões por desempenho dos servidores na ativa. Isso, acabaria com a estabilidade no emprego para futuros servidores, além de limitar as pesquisas cientificas e projetos de extensão, etc.

O encontro de hoje tem como objetivo unir a categoria em busca de soluções.  “Nunca foi tão importante estarmos unidos como classe para lutar por nossos direitos, pela educação e por nossas próprias vidas", finaliza Marco Aurélio.

Nos siga no Google Notícias