A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

29/04/2011 13:41

Contribuinte corre para enviar declaração de imposto de renda no prazo

Viviane Oliveira

O prazo termina hoje às 23h59

 
Rudel tem 34 impostos de renda para declarar até o final do prazo. (Foto: João Garrigó)Rudel tem 34 impostos de renda para declarar até o final do prazo. (Foto: João Garrigó)

O movimento nos escritórios de contabilidade aumentou por conta do último dia para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2011, quem ainda não fez tem até hoje (29) às 23h59, horário de Brasília, para enviar.

De acordo com o contabilista Rudel Sanches Silva, a maioria deixou para fazer no último dia. “Ontem cheguei no escritório 6h e sai 22 horas, hoje só vou parar quando o site da Receita Federal não receber mais”, disse Rudel com a mesa cheia de papel.

A partir de segunda-feira (2) será cobrada uma multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido.

Rudel tem 34 impostos de renda para declarar até o final do prazo. Se for simples demora de 10 a 15 minutos, mais se for mais complexo vai até duas horas para terminar. “Tem pessoas que têm várias rendas e muitos bens, ai é mais complicado”.

O contabilista disse que antes de terminar o ano avisa seus clientes para ir arrumando os documentos para declaração, mas não adianta. “Hoje 7h15 chegou um contribuinte que construiu nove casas o ano passado, agora 10h25 terminei de declarar o imposto dele”.

Ele explica que é bom levar os documentos com antecedência, pois se faltar alguma coisa o contribuinte não perde o prazo. Outra alerta para antecipar a declaração é que por causa da procura o site da Receita pode sair do ar.

 

Este ano deixou de ser aceito o formulário de papel. O contribuinte que optar pela entrega em disquete deve ficar atento ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Até as 10 horas desta sexta-feira, mais de dois milhões de contribuintes ainda não tinham enviado o documento.

O programa de computador que gera a declaração do Imposto de Renda está disponível na página da Receita Federal na internet http://www.receita.fazenda.gov.br



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions