ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Contribuinte corre para enviar declaração de imposto de renda no prazo

Viviane Oliveira | 29/04/2011 13:41

O prazo termina hoje às 23h59

Rudel tem 34 impostos de renda para declarar até o final do prazo. (Foto: João Garrigó)
Rudel tem 34 impostos de renda para declarar até o final do prazo. (Foto: João Garrigó)

O movimento nos escritórios de contabilidade aumentou por conta do último dia para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2011, quem ainda não fez tem até hoje (29) às 23h59, horário de Brasília, para enviar.

De acordo com o contabilista Rudel Sanches Silva, a maioria deixou para fazer no último dia. “Ontem cheguei no escritório 6h e sai 22 horas, hoje só vou parar quando o site da Receita Federal não receber mais”, disse Rudel com a mesa cheia de papel.

A partir de segunda-feira (2) será cobrada uma multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido.

Rudel tem 34 impostos de renda para declarar até o final do prazo. Se for simples demora de 10 a 15 minutos, mais se for mais complexo vai até duas horas para terminar. “Tem pessoas que têm várias rendas e muitos bens, ai é mais complicado”.

O contabilista disse que antes de terminar o ano avisa seus clientes para ir arrumando os documentos para declaração, mas não adianta. “Hoje 7h15 chegou um contribuinte que construiu nove casas o ano passado, agora 10h25 terminei de declarar o imposto dele”.

Ele explica que é bom levar os documentos com antecedência, pois se faltar alguma coisa o contribuinte não perde o prazo. Outra alerta para antecipar a declaração é que por causa da procura o site da Receita pode sair do ar.

Este ano deixou de ser aceito o formulário de papel. O contribuinte que optar pela entrega em disquete deve ficar atento ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Até as 10 horas desta sexta-feira, mais de dois milhões de contribuintes ainda não tinham enviado o documento.

O programa de computador que gera a declaração do Imposto de Renda está disponível na página da Receita Federal na internet http://www.receita.fazenda.gov.br

Nos siga no Google Notícias