ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Sem vacina, Capital atrasa aplicação de 2ª dose, mas garante que não há risco

Coronavac não perde efeito com 2ª dose aplicada após 28 dias

Lucia Morel | 21/04/2021 11:32
Gestante recebe a primeira dose da Coronavac nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Gestante recebe a primeira dose da Coronavac nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)

O atraso na aplicação da segunda dose da vacina Coronavac no público já beneficiado não atrapalha a imunização nem traz riscos à saúde da população que já recebeu a primeira, afirmam especialistas.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste feriado a aplicação das primeiras doses em gestantes e com isso, quem estava agendado para receber a segunda neste feriado, terá que esperar e causou preocupação.

Geysa Maria Fernandes da Silva, de 69 anos e o marido, Hélio Avelino da Silva, de 70, buscaram aplicação nesta manhã a foram informados de que apenas grávidas estão recebendo o imunizante hoje.

Indignada, ela afirma que pesquisou e que a orientação do fabricante da Coronavac é de aplicação da segunda dose entre 14 e 28 dias após a primeira. A preocupação dela é saber que está vulnerável ao vírus sem a dose seguinte e ainda, questiona o planejamento do município, já que ela contava ser imunizada hoje.

“Tem mais gente nessa situação, que estava esperando a segunda dose e chega no local de vacinação e não pode receber”, lamenta e afirma que o município deveria garantir a aplicação nas datas agendadas. “Como abrem pra novo público sem ter imunizado os anteriores?”, questiona.

Apesar disso, a infectologista Mariana Croda afirma que os públicos reagendados “podem esperar sem perder efetividade” e não há tempo máximo para aplicação da segunda dose.

O imunologista e pediatra Alberto Jorge explica que a orientação de aplicação em até 28 dias é apenas uma recomendação, mas não existe problema nenhum se esse prazo for estendido. “Podem tomar depois de uma semana, 10 dias, 15 dias... A proteção vai ser exatamente a mesma”, afirma.

Nos siga no Google Notícias