Coronavírus acabou até com mês das noivas e agenda de casamentos fica para julho
Em uma das igrejas mais concorridas da cidade, 25 cerimônias já tiveram de ser adiadas

Em pouco mais de um mês, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Campo Grande, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro precisou remarcar 25 casamentos e cancelar um deles. As cerimônias serão realizadas a partir de julho em dias mais “alternativos” como sexta à noite ou sábado de manhã.
O padre Reginaldo Padilha explicou ter sido necessário readaptar a agenda do Santuário para não frustrar ainda mais os noivos. Segundo ele, o sábado à noite é o horário favorito dos casais que sonham em celebrar a união na igreja tombada como patrimônio histórico de Campo Grande, mas agora eles estão aceitando dias mais alternativos como a sexta ou até mesmo casar de manhã.

“Tivemos que readaptar o nosso calendário por conta dessa questão da pandemia”, contou. “A maioria das noivas prefere o sábado à noite. Como a gente não faz cerimônia fora da igreja, seguindo uma determinação da Arquidiocese, era muito difícil a gente fazer casamento de manhã”.
A primeira mudança ocorreu no dia 16 de março. O padre lembra de ter sido procurado por uma noiva que após receber recomendações do buffet sobre mudanças de data também decidiu alterar a celebração religiosa. “Ninguém quer casar agora para fazer a festa em agosto”.
O padre disse que as noivas receberam a notícia com muita tranquilidade por não se tratar apenas do casamento na igreja, mas dos convidados e até combinar com o buffet. Elas foram acionadas por telefone e informadas sobre a possibilidade de realizar a celebração sem pessoas do grupo de risco, mas preferiram alterar a data.
Segundo ele, a maioria das celebrações ficou para este ano. Apenas duas preferiram remarcar para 2021. “O matrimônio é um sonho. Seria injusto cancelar por isso adaptamos a agenda”. As datas do próximo ano foram abertas em março e, segundo o padre, os noivos formaram fila para conseguir marcar, como ocorre todos os anos. “Vai acontecer e depois que passar tudo isso aí é só comemorar”, finalizou.