ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Bombeiros utilizam avião para combater queimada no Itamaracá

Operação é a primeira de um novo modelo de combate nas áreas urbanas, que passa a ser feito também pelo ar

Por Clara Farias | 22/08/2025 16:45


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Incêndio de grandes proporções atinge região sul de Campo Grande. O Corpo de Bombeiros mobilizou o Grupo de Operações Aéreas para combater as chamas que ultrapassaram um metro de altura no Jardim Itamaracá, próximo à Avenida Guaicurus. O fogo teve início por volta das 15h desta sexta-feira (22). A baixa umidade relativa do ar, em torno de 21%, e as altas temperaturas, acima de 30°C, contribuíram para a rápida propagação do incêndio. Agosto é um período crítico para queimadas em Campo Grande devido às condições climáticas secas e ventos fortes.

Fogo de grandes proporções na região sul de Campo Grande mobilizou o Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, na tarde desta sexta-feira (22). O incêndio começou no início da tarde, e imagens foram enviadas ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas.

Nas fotos, é possível ver que as chamas ultrapassam um metro de altura. O fogo atinge área próxima à Avenida Guaicurus, no Jardim Itamaracá. Normalmente, esse tipo de recurso é utilizado em áreas de difícil acesso, como no Pantanal.

Segundo o  major do Corpo de Bombeiros, Vinícius Barbosa Gonçalves, foram feitos dez lançamentos de água no local. "Usamos 22 mil litros para combater o fogo".  O uso de aeronave começou na cidade por essa operação em Campo Grande. "Estamos iniciando o serviço para usar a aeronave no apoio às equipes de terra nesse tipo combate a incêndio com a interface urbano rural", explica.

Bombeiros utilizam avião para combater queimada no Itamaracá
Avião do Corpo de Bombeiros combatendo incêndio no Itamaracá (Foto: Direto das Ruas)

Agosto é marcado pelo aumento no número de queimadas em matas, por causa das condições climáticas, como tempo seco e fortes rajadas de vento.

A situação se agrava quando a umidade relativa do ar está muito baixa, como ocorreu nesta sexta-feira. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por volta das 15h, o índice estava em 21% e a temperatura passava dos 30°C.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.