ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Crachás de agentes "davam sopa" em centro comunitário abandonado

Fernanda Mathias e Guilherme Henri | 11/05/2016 13:00
Creuza Rocha: "só vou receber a Maria" (Foto Fernando Antunes)
Creuza Rocha: "só vou receber a Maria" (Foto Fernando Antunes)

O local de onde foram roubados materiais que credenciam agentes comunitários de saúde a entrar na casa da população, em Campo Grande, é um prédio em situação de abandono. O furto de bolsas, crachás e roupas dos agentes comunitários ocorreu de domingo (08) para segunda-feira (09) e a Guarda Municipal emitiu um alerta para que a população adote cuidados – como não abrir a porta se o suposto agente aparecer em horários atípicos como fim da tarde e início da noite – e não seja vítima de ação de criminosos.

A Prefeitura informou, via assessoria de imprensa, que os Centros Comunitários devem ser cuidados pelas Associações de Moradores e que “nem sempre” os agentes comunitários utilizam estes locais para deixar os materiais, os locais “mais comuns” são as Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família (UBS, UBSF), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Educação Infantil (Ceinfs).

Presidente da Associação de Moradores do Rita Vieira, Maria Vieira Sandes, alega dificuldades em fazer manutenção do prédio e diz que os problemas de depredação e segurança já foram comunicados várias vezes ao poder público durante as reuniões mensais na Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano). “Não temos autorização para mexer em nada, precisamos regularizar o CNPJ. Sou eu e algumas pessoas que me ajudam a carpir, mas precisamos de uma força. A molecada vai à noite e estraga tudo, teve um vendaval que derrubou padrão, roubaram o padrão e a fiação e não tem mais luz”. Segundo ela, no local há cursos às terças e quintas-feiras e os agentes de saúde costumam freqüentar o local.

Depredado e deserto, Centro Comunitário está abandonado (Foto: Fernando Antunes)
Depredado e deserto, Centro Comunitário está abandonado (Foto: Fernando Antunes)

Deserto – A equipe de reportagem do Campo Grande News entrou no local sem dificuldades. Não havia ninguém, o portão de entrada estava aberto, com alambrado rompido, duas portas que dão acesso à área interna estavam trancadas, uma porta presa por pedaço de arame e havia grades nas janelas, mas a estrutura frágil não oferece grande obstáculo a criminosos.

O Centro está localizado ao lado de uma escola municipal e é um retrato de abandono com vidros quebrados, muros pichados e improvisos com plásticos para evitar a entrada de água da chuva.

Portas presas por arame são retrato de abandono (Foto: Fernando Antunes)
Portas presas por arame são retrato de abandono (Foto: Fernando Antunes)

Medo – Diante da notícia de que os materiais que podem servir para que criminosos entrem nas casas se passando por agentes de saúde foram roubados, o medo se instalou entre os moradores.

O gesseiro Alexandre Soares, 23 anos, mora ao lado do centro e conta que ficou sabendo sobre o furto e que agora vai “pensar duas vezes antes de receber um agente comunitário em casa. Vou olhar mais de uma vez, de longe para ver se o rosto é conhecido”.
Alexandre diz que o local é constantemente depredado por vândalos e moradores muitas vezes se organizam para ações e limpeza e manutenção.

Motorista e estudante, William José da Silva, 26 anos, que mora a algumas quadras do Centro Comunitário, não sabia sobre o furto e ficou surpreso. “Vou ficar esperto. Quando alguém se identificar como agente comunitário vou querer que apresente alguma identificação que prove isso e pesquisar”. O morador também percebe o abandono do prédio

Há 10 anos moradora do Rita Vieira, a dona de casa Creuza Rocha da Cruz Olnki, 61 anos, conta que sempre viu o Centro Comunitário em situação de abandono. “Prefeito nenhum tomou alguma atitude”. Creuza relata que já conhece a agente comunitária que atua na região. “Não vou receber ninguém além da dona Maria”.

Nos siga no Google Notícias