ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Credenciados, catadores continuam no lixão e esperam cooperativa

Paula Vitorino | 21/11/2012 13:07
Credenciados, catadores dizem que trabalho continua normalmente. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Credenciados, catadores dizem que trabalho continua normalmente. (Foto: Rodrigo Pazinato)

No primeiro dia de funcionamento da nova empresa responsável pelo lixo em Campo Grande, os catadores continuam trabalhando no lixão, mas agora credenciados, e com a esperança de trabalhar na cooperativa - uma possibilidade de ganhar o sustento com mais dignidade.

“Todo mundo tá com a credencial. Só entra agora quem tem. Nosso trabalho hoje continua normalmente, vamos poder coletar o que dá para aproveitar antes de despejarem no novo aterro”, diz Edna Chaves, de 44 anos.

O novo aterro, chamado de Dom Antônio Barbosa II, fica ao lado do atual lixão e será o novo destino dos resíduos coletados a partir de hoje.

Os catadores não podem entrar no novo aterro e nem a imprensa foi autorizada a fazer imagens. Mas os catadores disseram que a coleta continuará sendo feita graças a um esquema especial: os caminhões irão descarregar os resíduos no lixão e os catadores terão um tempo para recolher o que acham que pode ser aproveitado, só depois o “resto” será levado para o novo aterro.

O esquema deve acontecer até o fechamento do lixão, previsto para a segunda quinzena de dezembro. A partir daí, a empresa combinou com os catadores que eles já poderão trabalhar na cooperativa de reciclagem – em frente ao lixão.

Foram oferecidas vagas de emprego na área de varredor e coletor para os catadores cadastrados, mas a maioria prefere esperar a cooperativa. “A gente já está acostumado com nosso trabalho aqui, temos nossa liderança, é melhor esperar para trabalhar na cooperativa”, diz.

A expectativa é de manter a renda média que, segundo os catadores, é conseguida com o trabalho no lixão: R$ 1.200 mil.

A Usina de Triagem de Reciclagem ainda não está pronta e os catadores vão precisar trabalhar em um galpão improvisado, inicialmente. A renda não é fixa e vai depender do volume de material reciclado e do número de cooperados.

“Garantiram pra gente que vai ter material para todos os trabalhadores e que a gente não vai ficar sem emprego”, diz Rodrigo Leão, de 32 anos, referindo-se a resistência inicial dos catadores em aderir ao cadastro da empresa.

Na Usina, os catadores só terão acesso ao material recolhido na coleta seletiva. Os trabalhadores ficarão protegidos do sol e de materiais perigosos.

A empresa responsável pelo serviço do lixo, Solurb, garantiu que irá oferecer aos trabalhadores capacitação para trabalhar na cooperativa de reciclagem. Os treinamentos devem começar antes do fechamento do lixão.

Nos siga no Google Notícias