ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Criança tem dedo amputado na Santa Casa e família acredita em erro médico

Ricardo Campos Jr. | 12/03/2015 17:32
Menino ainda está com a mão enfaixada por conta da cirurgia (Foto: Marcelo Calazans)
Menino ainda está com a mão enfaixada por conta da cirurgia (Foto: Marcelo Calazans)
Exame de raios-X mostra que criança não chegou ao hospital com dedo amputado (Foto: arquivo pessoal)
Exame de raios-X mostra que criança não chegou ao hospital com dedo amputado (Foto: arquivo pessoal)

Uma família irá acionar a Justiça contra a Santa Casa de Campo Grande por amputar o dedo de uma criança de 1 ano sem comunicar ou pedir autorização dos pais. O caso aconteceu na sexta-feira (6), quando o menino se machucou em casa. Exames de raios-X mostram que não havia fraturas e os parentes acreditam ainda que a cirurgia tenha acontecido sem necessidade, caracterizando erro médico.

A mãe do paciente, uma gerente de restaurante de 26 anos, conta que estava trabalhando quando soube que o filho estava machucado. Ele brincava em uma cadeira de balanço com o irmão mais velho, de 3 anos, quando teve o dedão direito prensado pela estrutura do objeto. A avó, que é técnica de enfermagem, lavou o ferimento e fez pelo menos três curativos antes que o menino fosse encaminhado ao hospital.

“Eu e meu marido viemos rapidinho para casa, não gastamos nem dez minutos. Às 11h24 ele passou pela triagem no pronto socorro. Primeiro foi avaliado por duas médicas que sequer removeram o curativo e o encaminharam para a ortopedia. Depois de fazer a radiografia, minha mãe perguntou para o técnico se o dedo estava quebrado e ele disse que não. Arrancou a unha e parte da pele”, relatou ao Campo Grande News.

Na sequência, segundo a família, o ortopedista de plantão analisou o caso e disse que seria preciso fazer uma cirurgia. A mãe dele acreditava que seria uma operação plástica para reconstrução do membro afetado. Por volta das 8h de sábado, um membro da equipe do cirurgião buscou o paciente.

“Eu pedi para falar com o médico, queria saber qual seria o procedimento. Eles disseram que iam preparar meu filho para a operação e mandaram ficar aguardando, mas ele não veio. Menos de duas horas depois, a atendente pediu para eu pegar os documentos dele e fazer a internação, pois já o tinham operado. Falou que tinha chegado com trauma no dedo e eles tiveram que amputar. Eu entrei em desespero”, conta a gerente de restaurante.

O médico foi procurar a família algumas horas depois. “Ele entrou em contradição. Depois da cirurgia falou que meu filho chegou ao hospital já com a amputação traumática, ou seja, com a ponta do dedo pendurada. Depois, ao visitá-lo no quarto, disse que o melhor que pode fazer foi amputar, porque a ponta do dedo estava macerada”, lembra.

A justificativa apresentada foi que o ferimento estava cheio de bactérias, mas a família questiona, já que a avó usou os conhecimentos técnicos para fazer três curativos no garoto. “O raio-X mostra que estava inteiro o osso. É triste. Independente do que vai acontecer, não vai trazer o dedo dele de volta. Ficou trauma até para o irmão dele, que fica perguntando se teve culpa, se foi ele quem machucou”, conclui.

Em nota, a Santa Casa informou que o paciente já chegou ao local com a ponta do dedo amputada, sendo submetido à limpeza e sutura do dedo. Afirma ainda que todas as orientações e esclarecimentos foram passadas para a família e o paciente teve alta sem complicações.

Família está inconformada com a amputação do dedo do menino (Foto: Marcelo Calazans)
Família está inconformada com a amputação do dedo do menino (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias

Veja Também