ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Crianças acordam cedo e são as primeiras a encontrar casal real

Caroline Maldonado | 01/11/2015 11:34
Para crianças, expectativa era saber como são os príncipes da atualidade (Foto: Divulgação)
Para crianças, expectativa era saber como são os príncipes da atualidade (Foto: Divulgação)

Um grupo de 30 pessoas, a maioria crianças da Escola Visconde de Cairu, esperou uma hora para ver de perto o príncipe Akishino e a princesa Kiko, do Japão. Eles desembarcaram nesta manhã no Aeroporto Internacional de Campo Grande e seguem para a pousada Caiman, para conhecer o Pantanal. A visita é parte das comemorações dos 107 anos da Imigração Japonesa e dos 120 anos das relações diplomáticas entre Japão e Brasil.

Durante o encontro, os príncipes impressionaram pela simplicidade e carisma. Em japonês, eles conversaram com os professores da escola e algumas crianças, além de tirar fotos.

Apesar do casal não ser parecidos com os dos desenhos, Maria Julia, de 8 anos, gostou de estar perto da família real.

“Não são muito como eu imaginava. Esperamos eles lancharem e depois eles falaram com algumas pessoas e tiraram fotos. Eu falei 'bom dia'”, contou a menina, que foi ao aeroporto com o irmão de 6 anos.

O pai deles, o administrador Múcio Marinho, já imaginava que a expectativa das crianças era ver os príncipes dos contos de fadas. “Na cabeça deles, os príncipes são como na Walt Disney. Então, eles puderam ver que são pessoas normais, embora tenham muitos títulos”, comentou o pai, lembrando que a oportunidade é única, pois até no Japão é difícil chegar perto da família real.

A estudante Camila Niki, 14 anos, conta que ficou satisfeita de ver o casal, apesar da maratona que foi acordar cedinho e esperar o momento, seguindo o protocolo. “Fiquei perto da diretora e consegui entender o que eles falavam, conversaram sobre a importância da escola na sociedade. Eles são bem simpáticos. As roupas deles são simples, de dia a dia, mas eu já sabia que era assim”, disse.

Menina com enfeite no cabelo ganhou elogio da princesa durante encontro (Foto: Divulgação)
Menina com enfeite no cabelo ganhou elogio da princesa durante encontro (Foto: Divulgação)
Em micro-ônibus, crianças seguiram para encontro com príncipes, no aeroporto (Foto: Divulgação)
Em micro-ônibus, crianças seguiram para encontro com príncipes, no aeroporto (Foto: Divulgação)

Apesar de saber que os príncipes não são como nas ilustrações das estórias, as crianças ficaram deslumbradas, segundo a professora do Visconde de Cairu, Luciana Ganiko. “Achei o casal muito simpático. Um aluno que chegou há pouco tempo do japão conversou com eles e teve uma menina com enfeite no cabelo, que recebeu um elogio da princesa. Eles ficaram deslumbrados”, contou a professoram, que nesta semana aproveitou para falar as crianças sobre costumes e a história dos imigrantes.

Entre os pais, que esperaram no saguão do aeroporto o retorno das crianças, o funcionário público Eduardo Kanashiro, conta que também precisou alertar a filha de 5 anos para o fato de que os príncipes não são como nos contos infantis, mas ainda assim são pessoas extremamente queridas pelos japoneses e seus descendentes, em todo o mundo. “Isso vai ficar marcado na memória dela. A mãe de uma prima minha viveu em Okinawa e no momento da rendição do Japão na guerra o imperador foi considerado um herói, ele era idolatrado. É importante as crianças saberem disso”, disse.

Amanhã (2), a partir das 14h30, os príncipes participam de cerimônia no Clube de Campo da Associação Esportiva e Cultura Nipo-Brasileira, em Campo Grande. A viagem ao Brasil começou no dia 28 de outubro e segue até o próximo domingo (8), com extensa agenda de celebrações entre os dois países. Esta é a segunda visita dos príncipes ao Brasil. A primeira ocorreu em 1988, durante a comemoração dos 80 anos da imigração japonesa.

Príncipe e princesa conversam com as crianças no hangar, antes de seguirem viagem. (Foto enviada por um leitor)
Príncipe e princesa conversam com as crianças no hangar, antes de seguirem viagem. (Foto enviada por um leitor)
Nos siga no Google Notícias