ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Creche vai virar academia e crianças transferidas, para surpresa de funcionárias

O prédio em que estudam, em média, 85 meninos e meninas fica dentro do Residencial Flamingos

Maressa Mendonça | 29/01/2020 17:02
Creche está localizada dentro do Residencial Flamingos, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Creche está localizada dentro do Residencial Flamingos, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O prédio onde há 15 anos funcionava a Creche do Residencial Flamingos será transformado em academia para moradores idosos do residencial localizado na Avenida dos Crisântemos, no bairro Vila Sobrinho, em Campo Grande. Por isso,  85 crianças que frequentam a unidade serão transferidas para outro prédio.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a mudança é resultado de uma assembleia realizada entre moradores do residencial, representantes da Secretaria Municipal de Governo e com aval da diretora da creche. “Os condôminos decidiram, por unanimidade, pela desativação da unidade escolar no condomínio”, informaram.

O decreto sobre a desapropriação da área onde funciona a creche e declaração de bem de utilidade pública é de 2016 e foi revogado no dia 27 de janeiro deste ano, conforme publicado no Diário Oficial desta terça-feira. “Não havia mais interesse da administração (municipal) na desapropriação do referido imóvel, decidindo, pois por revogar o decreto que assim o declarava”, completou a Prefeitura por meio da assessoria.

Em nota, eles reforçaram que a prestação de serviços educacionais às crianças está garantida por meio da transferência para outro prédio nas imediações.

Imóvel localizado na Rua Tijuca é cotado como local para nova creche (Foto: Marcos Maluf)
Imóvel localizado na Rua Tijuca é cotado como local para nova creche (Foto: Marcos Maluf)

O prédio - A reportagem apurou que o prédio para onde as crianças poderão ser transferidas fica na Rua Tijuca, distante um quilômetro do condomínio, mas a prefeitura não confirmou a informação. também não está claro quando a mudança será realizada.

A medida ainda não ocorreu e sentimento é de surpresa para as gestoras que nesta quarta-feira estavam limpando o prédio como se nada tivesse ocorrido.

Segundo a coordenadora administrativa Flávia Fagundes, a discussão é antiga, mas nunca ficou acertada a transferência. “Nós atendemos muitas crianças da comunidade e não só do condomínio. Não temos condição de ir para outro local”, disse. “Nós fazemos um trabalho para a sociedade”.

Declaração semelhante foi dada pela diretora pedagógica da creche, Dilma Cordeiro Calado. Segundo ela, a creche é mantida com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). No ano passado, foram R$ 390 mil para os 12 meses do ano. A verba é usada para compra de materiais, pagamento de contas e salário dos funcionários. Para elas, a verba não é suficiente para locação de outro prédio. 

A síndica em exercício no residencial Flamingos, Maria Glória Souza de Deus, reforçou ser a vontade da maioria dos moradores a transferência da creche para outro local. Além da academia, parte da área será usada para armazenamento dos documentos do condomínio.

Nos siga no Google Notícias