ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Crise não desanima e campanha aposta em união para arrecadar 10 mil brinquedos

Flávia Lima | 19/11/2015 16:01
Promotora Jaceguara Dantas aposta na solidariedade para arrecadar mais de dez mil brinquedos. (Foto:Fernando Antunes)
Promotora Jaceguara Dantas aposta na solidariedade para arrecadar mais de dez mil brinquedos. (Foto:Fernando Antunes)
Vice-governadora Rose Modesto ressaltou que governo vai minimizar problemas financeiros de entidades garantindo profissionais. (Foto:Fernando Antunes)
Vice-governadora Rose Modesto ressaltou que governo vai minimizar problemas financeiros de entidades garantindo profissionais. (Foto:Fernando Antunes)

O momento de crise econômica enfrentado pelo Brasil não foi barreira para a elaboração da campanha "Compartilhe o Natal", lançada nesta quinta-feira (19) pelo MPE (Ministério Público Estadual) e que tem o objetivo de arrecadar 10 mil brinquedos para crianças especiais, além das que se encontram em casas de acolhimento e aldeias indígenas da área urbana da Capital.

Ao todo, 15 entidades, incluindo os abrigos, serão beneficiados pela campanha, que acontece até dia 15 de dezembro. Elaborada pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos do Estado, Jaceguara Dantas da Silva Passos, os brinquedos arrecadados irão contemplar crianças de instituições como a Pestallozzi, Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa da Criança Peniel, Cotolengo e Orionópolis.

Envolvida com a causa social desde 2013, a promotora Jaceguara Dantas, a ideia inicial era atender 1,5 mil crianças, porém, conforme o levantamento de entidades foi sendo realizado, ela percebeu a necessidade de ampliar as doações e foi buscar parceiros que se comprometessem a batalhar pela arrecadação do grande volume de brinquedos.

"Acredito que os momentos de crise fazem aflorar mais o espírito de solidariedade das pessoas, por isso acredito que iremos até ultrapassar essa meta", aposta.

Presente no lançamento da campanha, a vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social, Rose Modesto, ressaltou que o governo vai contribuir com a doação de quatro mil brinquedos. "A solidariedade é fundamental nesse momento difícil que o país atravessa. Vemos como todos estrão ajudando a população de Minas Gerais, por isso acredito nesse espírito de união", diz.

Para as entidades beneficiadas pela campanha, as doações não poderiam chegar em melhor hora. Diretora-presidente da Pestallozzi, a advogada Gyselle Tannous, revela que a entidade, que hoje atende 700 crianças especiais, incluindo adultos, está sobrevivendo graças a doação de alimentos e mantimentos feitas pela comunidade.

"Já tínhamos desistido da festinha de final de ano porque estamos batalhando para manter o básico", ressalta. Para aliviar as despesas dessas entidades, a vice-governadora anunciou que em 2016 o governo vai continuar adotando uma postura de enxugamento para garantir, ao menos, que não faltem profissionais para atender as entidades.

"Quando não chega o profissional essa criança perde o atendimento, por isso estamos nos organizando para que isso não ocorra", enfatiza. Rose Modesto explicou que as secretarias de Educação, que cuida dos convênios com as entidades e a de Assistência Social ficarão responsáveis por essa gerência e garantia de amenizar os problemas financeiros desses locais.

A campanha termina dia 16 de dezembro, com apresentação de uma cantata no shopping Campo Grande e entrega simbólica dos brinquedos às entidades e participação da Liga do Bem, grupo de voluntários que se veste de super-heróis e realiza ações em hospitais e entidades carentes.

As doações de brinquedos serão entregues ao longo do período da campanha, devido ao grande volume.

Pontos de coleta - Confira os pontos de entrega de brinquedos da campanha "Compartilhe o Natal":

Shopping Campo Grande, no SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Escritório da Plaenge, localizado na Rua Maracaju, 1122, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h3 (segunda a sexta-feira)

Central de Apartamentos Decorados Plaenge, localizada no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Via Park, com atendimento das 8h30 às 19h (segunda-feira a sábado e das 9h às 18h aos domingos)

Stoffer Treinamento Físico Personalizado, localizado na Av. Monte Castelo, 83.

Mais informações pela página www.facebook.com/CompartilheoNatal e pelo site oficial www.compartilheonatal.com.br, onde o doador poderá escolher o perfil das crianças assistidas pelas entidades e a faixa etária para realizar a compra do brinquedo. O site já poderá ser acessado a partir desta sexta-feira (20).

Outras entidades - Além da campanha do MPE, outras entidades realizam, por conta, campanhas para garantir a festa das crianças no fim do ano. São elas:

ONG (Organização Não Governamental) Sorrindo Pela Vida. A entidade precisa de ajuda para fazer a festa com os pequenos no final do ano. O grupo atende na Associação de Moradores do bairro Campo Alto, desde março de 2012, com aulas de artesanato, inglês, noções básicas de comportamento e higiene.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone 9214-9770 ou na página do Facebook da instituição.

Já o projeto social da União Espírita Amar e Servir, que atende crianças na Moreninhas, já distribuiu as cartinhas com pedidos de brinquedos das crianças, mas está montando uma cesta de Natal e precisa da doação de 50 panetones. Informações pelo telefone (67) 8138-5447 ou (67) 9275- 4580. A festinha será realizada no dia 13 de dezembro.

Há ainda o projeto de cartinhas de Natal do Correios. Desde 2010, a campanha contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Em Campo Grande, o ponto de adoção de cartas na Agência Central, na avenida Calógeras, 2309 – Centro, das 8h30 às 17 horas até o dia 5 de dezembro. No site dos Correios é possível ver a agência onde as cartas são disponibilizadas de cada cidade.

Nos siga no Google Notícias