ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

De 646 presos liberados, 21 não voltaram da “saidinha” de fim de ano

Agepen informou que evasões serão notificadas à Justiça para que preso seja considerado foragido

Clayton Neves | 05/01/2022 16:16
De 646 presos liberados, 21 não voltaram da “saidinha” de fim de ano
Presos beneficiados com a "saidinha" da Gameleira. (Foto: Kísie Ainoã)

De 646 presos que tiveram direito a saída temporária de fim de fim de ano, 21 não retornaram para as unidades onde cumpriam pena em Campo Grande, o que representa evasão de 3%. Na Capital, o prazo que começou no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, terminou no último dia 2 de janeiro. Já no Estado, o dia de se apresentar novamente à Justiça acaba no próximo sábado (8).

Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), os detentos que conseguiram o direito concedido pelo Poder Judiciários cumprem pena nos regimes semiaberto e aberto. “São internos que já estavam com acesso à rua pelo regime que cumprem. Internos do regime fechado não têm saídas temporárias”, informou a Agência.

No comparativo com o ano passado foi registrado aumento no percentual de evasão. Em 2021, dos 469 detentos que deixaram os presídios da Capital durante a “saidinha”, onze não retornaram, número que representa uma evasão de 2,3%.

A Sejusp explica que as evasões são comunicadas à Justiça para que os presos sejam considerados foragidos.

 Saidinha – Os presos do semiaberto podem escolher ir para casa na semana do Natal ou do Ano Novo. Só é autorizada a saída, caso o interno tenha comportamento adequado sem sanção disciplinar por pelo menos seis meses.

Já para os internos do regime aberto, a saída é mais longa, começando no dia 24 de dezembro, com fim no dia 2 de janeiro. Os detentos são liberados pela Justiça com base na Lei de Execução Penal.

Nos siga no Google Notícias