ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

De graça no Detran, comunicar venda de veículos custa R$ 39 no cartório

Segundo a assessoria de imprensa do órgão de trânsito, ainda não houve reflexo no movimento nos postos de atendimento

Anahi Zurutuza e Guilherme Henri | 03/04/2018 11:31
Setor do Detran onde comunicações de venda são feitas (Foto: Guilherme Henri)
Setor do Detran onde comunicações de venda são feitas (Foto: Guilherme Henri)

Desde esta segunda-feira (2), as comunicações de venda de veículos podem ser feitas direto nos cartórios, mas a alternativa não diminuiu o movimento nos postos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Segundo a assessoria de imprensa, donos de veículos ainda procuram o órgão porque no local o serviço é feito gratuitamente, enquanto cartórios cobram R$ 39 e mais o reconhecimento de firma para a emissão do documento.

Nesta terça-feira (3), o movimento na unidade do Detran da saída para Rochedo era normal, segundo assessoria. No ano passado, o órgão registrou 58.778 comunicados de venda. Até o dia 28 de março deste ano, foram 15.005.

Nesta segunda-feira, a Anoreg-MS (Associação de Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou que três pessoas em todo o Estado procuraram os cartórios para comunicar a venda de veículos. Dois dos casos foram registrados em Campo Grande e um no interior - a cidade não foi divulgada.

A mudança foi possível depois de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran-MS, Anoreg-MS e CNB-MS (Colégio Notarial do Brasil).

Atualmente, 177 cartórios localizados em 54 municípios estão preparados para utilizar o sistema, que possibilita a alteração de maneira eletrônica, informando ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) a mudança de propriedade.

Nos siga no Google Notícias