ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

De olho nos catadores de lixo, Olarte tenta trazer Centro de Economia Solidária

Josemil Arruda | 04/06/2014 18:11
Olarte, Cícero e Akira durante reunião com Paul Singer  (Foto: arquivo)
Olarte, Cícero e Akira durante reunião com Paul Singer (Foto: arquivo)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) e o presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat), Cícero Ávila, asseguraram hoje, em reunião em Brasília com o secretário nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), Paul Singer, e o secretário-adjunto, Roberto Marinho, a constituição de uma “força-tarefa” para garantir a elaboração de um projeto no valor de R$ 4,45 milhões, incluindo a contrapartida municipal, para Campo Grande, para a construção de um Centro Público de Economia Solidária, visando neste momento atender principalmente catadores de lixo.

“Saímos da demanda para a confecção do projeto. O secretário nacional de Economia Solidária deu ordem para juntar equipe técnica do ministério com a da Funsta e construir urgentemente um projeto para antes do período eleitoral. Estamos correndo contra o tempo”, afirmou Cícero Ávila. Além dele e do prefeito Olarte, também participaram da reunião o deputado federal Akira Otsubo (PMDB) e a chefe de gabinete do senador Waldemir Moka (PMDB), Cornélia Manes.

Segundo Ávila, o Centro Público de Economia Solitária vai ser um espaço de comercialização e organização de empreendimentos da área. “Teremos investimentos em qualificação, consultoria a empreendimentos e queremos avançar no meio dos catadores de lixo, com o nível de organização de economia solidária, que traz resultados muito melhores do que empreendedorismo individual”, informou o dirigente.

A intenção, conforme Ávila, é organizar cooperativa para os catadores de lixo dentro do conceito da economia solidária, com foco na formação profissionalizante das pessoas e nas ações coletivas. Observou, porém, que há dificuldades culturais a serem superadas. “Nossa realidade étnica é fruto de uma diversidade muito grande e construir empreendimentos coletivos com miscigenação é muito difícil”, admitiu.

Depois da reunião com o secretário nacional Paul Singer, o presidente da Funsat se reuniu nesta quarta-feira (5) com o senador Waldemir Moka, para tratar do remanejamento de verba orçamentária a fim de que o projeto possa ser contemplado com o dinheiro necessário.

Nos siga no Google Notícias