A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/09/2012 11:04

Debate na OAB sobre segurança exclui PM e provoca polêmica

Aline dos Santos e Paula Maciulevicius

A exclusão da corporação, que atua na linha de frente, é questionada por comandante

Comandante da Polícia Militar lamenta ausência em debate. (Foto: Simão Nogueira)Comandante da Polícia Militar lamenta ausência em debate. (Foto: Simão Nogueira)

A PM (Polícia Militar) foi deixada de fora do debate da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre violência, tráfico de drogas e situação das fronteiras. A exclusão da corporação, que atua na linha de frente da segurança pública, provocou polêmica.

“Fui educado a não ir a local onde não fui convidado. Lamento profundamente. A OAB se propõe a discutir um assunto tão importante e exclui quem tem maior atuação na área de segurança pública. Estamos em todos os locais do Estado, em todos os distritos. Nós engrandeceríamos o debate”, afirma o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Segundo o comandante, nem sempre a corporação é esquecida pela entidade “Lembram quando a comissão de Direitos Humanos manda ofício perguntando por que a PM está matando bandido”, enfatiza.

A mesa-redonda leva o nome de “Não podemos esquecer” e acontece após um crime brutal. Os universitários Breno Luigi Silvestrini de Araújo, de 18 anos, e Leonardo Batista Fernandes, de 19 anos, foram vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte) no dia 31 de agosto, em Campo Grande.

Eles foram rendidos após saírem do Bar 21, no bairro Miguel Couto, e mortos em Indubrasil. O alvo era a Pajero onde os jovens estavam. A quadrilha seguiu viagem ate Corumbá, mas o veículo foi recuperado pela polícia. Os ladrões pretendiam trocar a Pajero por três quilos de cocaína na Bolívia.

Na semana passada, o comando da PM anunciou que 60 policiais vão intensificar a segurança em frente às universidades.

O presidente da OAB, Leonardo Duarte, disse esta manhã que o convite foi encaminhado à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

Participam do debate representantes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), composto por policiais militares, mas subordinado à secretaria; da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da Polícia Civil.



quem é AOB? estes debates que OAB faz, não faz diferença nenhuma na vida de nenhuma pessoa, nunca vi resultado nenhum sabe porquê? ficar atras de uma mesa falando ladainha é fácil com diz o ditado " ser pedra é fácil o difícil é ser vidraça" comandante a POLICIA MILITAR tem mais o que fazer do que perder tempo nestes debates ridiculos da OAB.
 
andressa guindo em 14/09/2012 12:22:36
Nobre Sr Paulo Farins Specollato, muito ínfimo o seu comentário, pois a discussão não é sobre competência e/ou função de cada Policia e sim sobre Segurança como um todo, então presta mais atenção no que escreve e se quer puxar saco de alguma Instituição espere o tema correto. Um abraço!!!!!!!!
 
aquilles dos santos em 14/09/2012 10:25:45
coronel Davi que o governdor andré preste atenção no estrago que o senhor causa na policia militar que esse seu geito de garoto ciumento, e exigir do senhor um planejamento de polícia nas ruas. desculpa e lamúria...toda vez que tem uma tragédia em seguida o seu comandante davi fala que vai colocar policiamento no local da tragédia.Trabalhe antes que mais crimes ocorreram, isso é sua obrigação davi
 
Maria Angelica Soares em 14/09/2012 10:08:19
O problema da Segurança Pública é político. Enquanto a Segurança pertencer ao P. Executivo, teremos uma polícia sucateada, com profissionais desvalorizados e sem reconhecimento, pouca eficiência em resultados e que atenda apenas interesses escusos. Mudar o artigo 144 da C.F já seria um grande avanço quanto a competência, desvinculando os órgãos de segurança para o Poder Judiciário. Acorda Brasil!
 
delubio soares em 14/09/2012 09:43:25
Essa é uma questão de ar condicionado. experimenta sair dele, ai vão saber a realidade. Enquanto não se debater com quem esta na linha de frente não se encontrará solução nenhuma.
 
Rodrigo Real em 14/09/2012 09:41:25
Nobre comandante da PM, continue patrulhando as ruas, escolas e bairros das cidades de Mato Grosso do Sul e está tudo certo. Essa é a função da Polícia Militar: patrulhar as cidades para que o crime não ocorra. À Polícia Civil: GARRAS, DENAR, DERF, DEFURV, DECO, DECON, DECAT, DEDFAZ, DEAIJ, DEAM e demais delegacias (129 em todo o Estado) compete a investigação criminal.
 
Paulo Farins Specollato em 14/09/2012 09:30:03
digo uma única coisa, se os bandidos soubessem que os carros roubados NÃO passariam pelas rodovias de acesso a fronteira, não teria morte e roubo, já q o veiculo não passaria pela barreira. qtas vezes fui a corumba e voltei e ninguem me parou, pra que serve a PRF, só captar multas e arrumar o transito qdo acontece um acidente.
 
henrique de oliveira em 14/09/2012 09:23:29
Sr Felipe Rojas, voce que é um ignorante, estudos e pesquisas mostram que os brasileiros nunca foram tão bem informados como nos dias de hoje.
 
Ivan Martins Oliveira em 14/09/2012 09:16:48
NãO SEI NADA DESSA HISTÓRIA DE QUEM CONVIDOU OU DEIXOU DE CONVIDAR SE A PM SE SENTIU OFENDIDA TEM TODO O DIREITO DE FALAR, MAS O QUE ME INTRIGA FOI O QUE LI NA REPORTAGEM , QUE 60 HOMENS DA PM IRIAM FAZER A SEGURANCA EM FRENTE AS FACULDADES. LÁ NA UNAES ELES FORAM NA SEMANA SEGUINTE AO CRIME E NEM FOI NA SEMANA TODA. E FUI ASSALTADA DIA 10/09 CHEGANDO EM CASA DEPOIS DA FACULDADE UMAS 23:00.
 
carol ferreira em 14/09/2012 08:34:05
É PESSOAL DA OAB, QUANDO ALGUÉM ROUBAR OU ESTUPRAR AS FILHAS DE VOCÊS, MANDE UM OFÍCIO A SEJUSP, AFINAL É A MESMA COISA QUE CHAMAR A PM NÉ!!
 
Edilson José em 14/09/2012 08:15:35
Não liga não cmt , o que que OAB e DIREITOS HUMANOS entendem de seguranca a não ser o que esta escrito, pois so dou valor aos entendidos que ja estiveram no campo de batalha, que já estiveram frente a frente com assassinos armados proto para lhe dar um tiro, não os que já estão algemados, em seus escritorios de luxo, de de cabeca baixa "só no sim senhor senhor" ai é facil, precisando de herois 190
 
carlos arruda em 14/09/2012 08:07:40
O Pedro, e vc acha q o DOF (pq GOF, é o antigo nome deste departamento) faz parte de que instituição ??? ... OAB e DH, são um câncer para a segurança publica de nosso estado !!!
 
Paulo Franco em 14/09/2012 07:51:00
A PM não foi convidada porque na reunião OAB so estavam reunidos para jogar conversa fora: a PM é ação.
 
Rosa Marlene da Silva em 14/09/2012 07:43:08
Muito simples o porque a PM não foi convidada a participardo debate.

É porque a PM prende a maioria dos clientes deles.

 
Rubens Ferreira em 14/09/2012 07:42:06
Leia-se Clube de Imprensa da Região Sudoeste
Nossa região de fronteira está solidária aos reclames do Comandante da Polícia Militar, Coronel Davi, dá-se a impressão que só existe violência na capital, e a Polícia Militar tem sido a segurança nas nossas cidades de Fronteira, através do seu policiamento ostensivo, e muitas vezes investigativo, na ausência ou auxilio á Polícia Judiciária.
 
Hildebrando procópio filho em 14/09/2012 07:34:39
Se o coronel estivesse na reunião,ficaria melhor cobrar dele mais efetivo,mais condições de trabalho,mais isentivo como melhores salários,promoções em dia aos praças,isso não interessa a OAB,o que interessa é fazer demagogia...
 
arivaldo paiva em 14/09/2012 07:04:18
Os direitos humanos e a OAB não são empecilhos à atuação da polícia, nem existe conluio entre Delegados e Advogados, existe sim, respeito recíproco, pois não somos inimigos, ou os Pms não contratam advogados quando necessário? Atacar instituições não resolverá o problemas. É hora de união e não de corporativismo barato.
 
Reginaldo Salomão em 14/09/2012 06:39:34
Por causa desse ciumes e falta de comunicação entre as forças de segurança que a situação esta desse jeito. Se a Sejusp estava lá, qual o motivo de ciumes da pm? vamos trabalhar juntos, policias. A população pede por isso
 
Miguel Angelo em 13/09/2012 12:48:34
Brilhante atitude do Comandante, "Fui educado a não ir a local onde não fui convidado", não tem que ficar abaixando a cabeça e puxando saco de ninguem.
 
Samir Buchara em 13/09/2012 12:38:50
Se houve convite para a Secretaria de Justiça e Segurança (SEJUSP), cabe a essa Secretaria indicar seus representantes. Entendo, portanto, que a OAB não excluiu ninguém.
 
Maria Solange Almeria em 13/09/2012 12:29:55
mas na hora de acatar qualquer denuncia sobre abuso de autoridade,por mais mesquinha e hedionda que seja,aí se fazem presentes,é muito cacique pra pouco indio.
 
francisco da silva em 13/09/2012 12:29:13
A Policia Militar é excluída pela OAB/MS porque matando o bandido, que é maior fonte de renda dos advogados criminalistas, mexe no que eles mais valorizam que é o próprio bolso.
 
jaqueline c. f. em 13/09/2012 12:23:40
Não esquenta a cabeça CMT, quando a situação aperta, a primeira coisa que fazem é ligar 190. O 190 todos sabem que é Policia Militar. Corporação que está frente a todo tipo de ocorrência. Não escolhemos ocorrência para atender. Não é só aquelas que trazem holofotes.
 
sanzartino ferreira barbosa em 13/09/2012 12:21:36
O que geralmente ocorre, movidos por clamor público, entidades e políticos procuram fazer alguma coisa, debates, seminários, simpósios, congressos, seja que nome querem usar, mas geralmente esquecem de levar à mesa de debates quem realmente atua e conhece sobre o assunto. E o resultado disso, é que se gasta tempo e dinheiro e não se chega a uma solução.
 
Francisco Ojeda em 13/09/2012 12:16:48
Mas que mancada heim OAB.Como diz Boris Casoy isto é uma vergonha.
 
moacir torres em 13/09/2012 11:47:12
ver todos esses comentários feitos na maioria por policiais militares defeNDENdo o comandante ciúmento simplesmente porqUE não foi convidado? A razão é uma só: NÃO TINHA MOTIVO ALGUM PRA PM SER CONVIDADA, LEONARDO e BRENO, ASSIM COMO MUITOS OUTROS FORAM MORTOS PORQUE O COMANDANTE É UM DEMAGOGO. DIGA ONDE ESTÃ OS POLICIAIS MILITARES COMANDANTE??NAS RUAS ESTÃO OS BANDIDOS SOLTOS, SOLTOS, SOLTINHOS
 
Marcio Pereira em 13/09/2012 11:33:30
O que a OAB sabe sobre segurança pública? E agora, depois do debate, quem é que vai colocar todas as ações discutidas em prática, a OAB ou a polícia?
Talvez por ter sido feito às pressas ou por um grave equívoco as policia militar não compareceu nesta importante discussão, esperamos que tenha valido a pena.
VALORIZEM A SEGURANÇA PÚBLICA.. se com ela tá assim, imagina sem!!!
 
Deiwid Albuquerque em 13/09/2012 11:23:37
Infelizmente os PM's não são "entendidos" de segurança pública, "entendidos" são aqueles que ficam lendo livros, atras de uma mesa, no aconchego de um escritório, aquele que patrulha dia e noite, e vive se deparando com todo tipo de ser humano, nos lugares onde poucos entram, não entendem nada de segurança publica...
 
lucidio souza em 13/09/2012 11:18:41
COMANDANTE POR ISSO QUE OS BANDIDOS ESTÃO SE MOSTRANDO CADA VEZ MAIS CRUEIS,A POLICIA ESTA NA LINHA DE FRENTE,ALEM DE LUTAR CONTRA OS BANDIDOS,AINDA TEM Q LUTAR CONTRA O DIREITOS HUMANOS QUE SO OLHAM PARA PESSOAS DESUMANAS,QUANDO MAIS PROTEÇÃO ESSES BANDIDOS TIVEREM MAIS VIOLENCIAS VÃO PRATICAR.COMO DESCUTIR SEGURANÇA SE QUEM A FAZ ESTARA DE FORA,OAB ESSA NÃO DA PRA ENTENDER
 
LAURA CRISTINA em 13/09/2012 11:12:13
Gostaria de sugerir que a Guarda Municipal de Campo Grande, uma instituição tão importante para o município na área da segurança publica municipal deveria ter um papel mais importante dentro deste contexto, visto que a atuando em favor dos munícipes de bem inibiria e muito a marginalidade.
 
fabiano novais em 13/09/2012 11:11:00
Foi tao desorganizado o evento e tao sem importancia para o seu presidente, que o Dr. Leonardo só fez a abertura e foi embora! Isto era tao importante p OAB entao? Parece que queria apenas fazer politica em cima da desgraca alheia! Mas quem luta com vigor pela politica de desencarceramento, pelas penas mais brandas no novo Codigo Penal, pelas teses mirabolantes em prol dos reus? OAB! Acorda povao
 
Edna Silva em 13/09/2012 11:05:00
O Comandante foi até muito elegante com a OAB, acho que foi uma afronta! É possível debater segurança sem a presença da única força que realmente e, de fato, combate a criminalidade neste país? Que deselegante OAB!
 
Vicente de Paula em 13/09/2012 10:49:20
Direito humano!!! isso é piada???? vamos dar valor a quem merece.
 
roberto benites em 13/09/2012 10:14:19
ENGRAÇADO AQUELE PAI DE FAMILIA QUE MORREU APOS TROCA DE TIROS ENTRE GUANGUES A OAB NÃO FEZ NADA NÉ MAIS CLARO ERA SÓ UM TRABALHADOR DA GLORIOZA CLASSE CCCCCCCC
 
claudinei braz em 13/09/2012 09:19:59
Lembrei daquele episódio em que prenderam uma advogada por embriaguez ao volante e desacato. Indignada, a OAB/MS fez uma palestra para explicar as "prerrogativas" dos advogados. Aí não se esqueceram de convidar os PMs.
 
RODRIGO DA COSTA em 13/09/2012 07:56:09
Parabéns coronel pela sua colocação.Talvez seriamos lembrados se um desses bandidos que vitimaram esses jovens universitários, teriam sido mortos pela PM.
 
cb pm neiva bete martins da silva bento em 13/09/2012 07:44:09
E OQUE QUE A OAB ENTENDE DE SEGURANÇA PUBLICA???? ÉLA E O TAL DE DIREITOS DO INUMAN0S SÓ QUEREM DEFENDER BANDIDOS JA VIRAM ALGUNS DELES SE DOEREM QUANDO UM TRABALHADOR É ASSALTADO OU MORTO POR BANDIDOS???
 
AMBROSIO SINFONCIO ATANACILDO em 13/09/2012 07:07:29
Comentário da Elida Cris só mostra como o povo brasileiro está cada vez mais ignorante !!!!
 
Felipe Rojas em 13/09/2012 07:03:31
Não viram a importância da PM para o debate, mas sabemos da importância da instituição, e podemos ver isso no momento em que elas entram em greve. Existe instituições que fazem greve e ninguém percebe. NÃO É O CASO DA PM.
 
Valter Antunes de Oliveira em 13/09/2012 06:18:28
Elida disse tudo!
 
Lucio Mendonça em 13/09/2012 05:23:09
A OAB não está preocupada com segurança, garanto que já pediram a liberdade provisória destes assassinos..., mas, para parecerem bons, fazem publicidade, manifesto, isto não adianta nada, nossas leis são fracas demais, o crime no Brasil ainda, infelizmente, compensa.
 
Mariana Souza em 13/09/2012 05:19:47
O Comandante da PM está certo ao anunciar a ausência da instituição no debate. Em qualquer estatistica criminal a Polícia Militar é a que mais prende e apreende. Convite para SSP é conversa para boi dormir. Quem disse que a OAB é a solução de nossos problemas? O que se vê é um grande conluio entre advogados e alguns delegados para facilitar a vida de alguns "clientes". Isso sim interessa a OAB.
 
ELIDA CRIS em 13/09/2012 04:53:40
Ao que me parece, o Sr. Cmt Geral não pautou pela discrição que lhe compete, e se não foi convidado, deve ser porque sua presença não contribuiria em nada para o debate, mesmo porque, se tivesse ele cuidado da segurança na Capital, local onde ocorreu um crime gravíssimo, não haveria razão para se chamar o "GOF'' do meu respeitado Cel Adib Massad.
 
Pedro Navarro Correia em 13/09/2012 04:53:34
MARIVALDO ABDIAS, não fique de apologias religiosas e fanatismos medíocres. Existem as glórias terrenas e as celestes. Algumas instituições, como as Forças Armadas, Polícias e a Santa Igreja merecem o título de gloriosas pelo trabalho que fazem aqui na Terra.
 
Gustavo Ribeiro em 13/09/2012 04:31:51
Nao e necessario convite nao comandante, se ocorrer uma assalto ou arrastao no local da reunião a PM sera chamada e com urgencia
 
alberto b silva em 13/09/2012 04:27:19
esquecam as intrigas, o importante é o foco na atualização das leis, leis que hoje estão com brechas e dando liberdade a bandido que cometem crimes todos os dias.....
 
Edson Fontoura em 13/09/2012 04:23:36
será que se acontecer com um filho desses direitos humanos como aconteceu com os universitários , como será que eles iriam se comportar, disque quando prendem um bandido, ao chegar na porta da cadeia lá está o direitos humanos para verificar se as algemas esta machucando, se não foi arranhado, se tem algum hematoma, enfim que me poupe esse tal de direitos humanos, que absurdo!!!!
 
ilma matos em 13/09/2012 04:23:17
É OAB VOCES FAZEM ISSO SEM QUEM É O PRINCIPAL NAS RUAS QUEREM SE APARECER PORQUE É FILHO DE RICOS
 
claudinei braz em 13/09/2012 04:17:07
O ÚNICO ENTE QUERIDO QUE É DIGNO DE RECEBER O TÍTULO DE "GLORIOSO" É DEUS E MAIS NINGUÉM.
 
MARIVALDO ABDIAS em 13/09/2012 03:55:28
Prá quê tantas cojecturas, só picuinha e firulas; A SEJUSP, como bem disse D.Maria Solange, foi convidada e como todos sabem a PM é subordinada a ela, portanto me parece que isso aí é um problema interno.
 
Ivo Lemes em 13/09/2012 02:51:31
presto minha solidariedade ao comandante a polícia e os bombeiros são os únicos que atendem bem a população sempre que precisei eles estavam lá.
 
lucimara f. r. arrieiro em 13/09/2012 02:45:19
concordo com o comando, dificil entender quem não desejaria a maior instituição de segurança publica no local ????!!! extranho, seria fogo amigo??
 
Jardel Mendes em 13/09/2012 02:31:23
Se alguem perdeu algo, nesse debate sobre segurança pública, podem ter certeza que não foi a "GLORIOSA POLÍCIA MILITAR"...
 
adriano de oliveira candido em 13/09/2012 02:29:17
Esse esquecimento é no mínimo falta grave da nossa OAB; se pretenderam com o envio do convite a SEJUSP fazer prevalecer a hierarquia entre as instituições errou denovo por que nesse caso deveria ela ter promovido uma audiência pública onde o povo(o Estado politicamente organizado) e as instituições que o representa como ONGs, associações, clubes de serviços, etc. A diplomacia da Ordem falhou feio.
 
Antonio Barbosa em 13/09/2012 02:24:35
A OAB-MS é uma instituição séria e não exclui ninguém! Foi feito o convite para a SEJUSP institucionalmente.
 
Yves Drosghic em 13/09/2012 01:49:42
Parabéns Cmt Geral pelo posicionamento. A sociedade tem que ser esclarecida a respeito das instituições, seus papéis e suas missões. Qualquer debate que se faça a respeito de segurança pública a Polícia Militar deve ser chamada. Reconheço a importância dos demais órgãos, mas a ausência da PM de qualquer debate sobre o tema é no mínimo desconhecer a própria Constituição Federal da República.
 
André Henrique em 13/09/2012 01:44:06
A OAB é uma instituição muito importante para o fortalecimento da Democracia, no entanto deveria ser dirigida por pessoas mais maduras, principalmente emocionalmente, com experiência de vida suficiente para melhor entender a realidade de nossa sociedade.
 
Brais Soares em 13/09/2012 01:38:07
O órgão responsável pela PM não recebeu o convite?
temos q tratar dos assuntos importantes e não de ciúmes ocorridos dentro dá instituição.
 
Jonas Gutierrez em 13/09/2012 01:08:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions