ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Decisão sobre contrato da Águas tem segundo adiamento em 15 dias

TCE havia pautado para esta quarta-feira continuidade do julgamento do processo sobre a prorrogação do contrato da Águas Guariroba com a Prefeitura de Campo Grande até 2060; medida mantém em aberto futuro de obras para expansão da rede de esgoto e pavimentação

Humberto Marques e Kleber Clajus | 14/03/2018 14:56
Tribunal Pleno do TCE analisaria nesta quarta-feira processo sobre prorrogação do contrato da Águas Guariroba com a Prefeitura da Capital. (Foto: Kleber Clajus)
Tribunal Pleno do TCE analisaria nesta quarta-feira processo sobre prorrogação do contrato da Águas Guariroba com a Prefeitura da Capital. (Foto: Kleber Clajus)

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) adiou mais uma vez a apreciação do processo relativo à extensão do contrato entre Prefeitura de Campo Grande e Águas Guariroba. O Tribunal Pleno, que analisaria o caso, retirou-o da pauta por conta da ausência do relator, o conselheiro Osmar Jeronymo, e por solicitação do conselheiro Ronaldo Chadid, que pediu para estender o prazo de vistas ao caso. Com a decisão, segue em aberto o impasse envolvendo diversas frentes de pavimentação e drenagem pela Capital, bem como o futuro de longo prazo da concessionária na cidade.

Chadid já havia solicitado vistas ao processo na sessão de 28 de fevereiro, sendo dado prazo regimental de duas semanas para o caso retornar à pauta. Nesta quarta-feira (14), o conselheiro solicitou a prorrogação do prazo, afirmando que o caso se trata “de uma matéria muito complexa”. Não foi informado se o novo prazo também será de duas sessões –ou 15 dias.

Já a ausência do relator do caso no TCE foi justificada por problemas de saúde de Jeronymo, relator do processo no qual se avalia irregularidades na prorrogação do contrato entre Águas e Prefeitura por mais 30 anos, a contar de 2030 –quando vence a primeira concessão. O procedimento havia sido contestado pelo ex-vereador Marcos Alex, por ter sido realizado por meio de dois aditivos.

Liminar – Os termos foram anulados por meio de liminar expedida pelo também conselheiro Jerson Domingos, que considerou irregular a prorrogação da concessão por meio desses dispositivos.

Com a medida, a Águas Guariroba suspendeu em novembro passado obras para expansão da rede de esgoto em Campo Grande, que pretendia levar 100% de cobertura à cidade até 2025, o que, por sua vez, atingiu também frentes de pavimentação executadas pelo governo do Estado e prefeitura em bairros como o Aero Rancho e o Nova Lima.

A concessionária justificou a medida alegando seguir a decisão expedida por Jerson Domingos. Além disso, frisou que o Sanear Morena –programa para universalização da coleta de esgoto na zona urbana da cidade– estava com o cronograma adiantado em 13 anos, executando agora ações previstas apenas para o fim do contrato de concessão.

Nos siga no Google Notícias