ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Decreto padroniza uniformes, equipamentos e viaturas da Guarda

Utilizar uniforme é obrigatório no serviço e proibido fora dele. Exemplos das roupas e caraterizações foram publicadas em Diário

Izabela Sanchez | 30/08/2019 09:36
Casaco do uniforme obrigatório da Guarda Municipal de Campo Grande (Foto: Reprodução)
Casaco do uniforme obrigatório da Guarda Municipal de Campo Grande (Foto: Reprodução)

Foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande desta sexta-feira (30) decreto que padroniza os uniformes, equipamentos e viaturas da GCM (Guarda Civil Metropolitana). Além do decreto, a Prefeitura também divulgou o plano de cargos e carreiras da Guarda, sancionado na quinta-feira (29) pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).

O uso do uniforme, com as devidas caracterizações, é obrigatório durante o serviço, mas proibido fora dele, a exemplo do período de férias. A exceção é o trajeto do profissional, da casa até o trabalho.

Além disso, a dispensa do uniforme também ocorre quando o Guarda exercer “segurança velada” para o prefeito e demais autoridades do município, mas deve ser autorizado formalmente pelo prefeito, secretário de segurança e superintendente da GCM.

Os distintivos e emblemas utilizados no uniforme também ficam limitadas a três, e para usá-los, o Guarda deve pedir solicitação por escrito ao superintendente.

A identidade visual das viaturas deverá ter o brasão da GCM no capô, faixa azul e amarela nas laterais, faixa quadriculada branco e preto, número de identificação da viatura e o número de contato da Guarda, 153.

Parte da lista de uniformes padronizados na GCM (Foto: Reprodução)
Parte da lista de uniformes padronizados na GCM (Foto: Reprodução)
Bota padronizada para a GCM (Foto: Reprodução)
Bota padronizada para a GCM (Foto: Reprodução)

Plano de carreiras – Aguardado há muito tempo pela categoria, o projeto de lei que estabelece o plano de cargos e carreiras foi sancionado na quinta-feira (29) pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), depois de ter sido aprovado pelos vereadores no último dia 3. As novas regras começam valem a partir de 90 dias depois da publicação do Diário Oficial desta sexta-feira. As promoções dos servidores começam no ano que vem.

A lei complementar estabelece salários que variam de R$ 1.622,36 até R$ 14.172,17, a depender do ingresso na GCM, tempo de carreira, formação educacional, aditivos e promoções. Segundo o Secretário Segurança Pública, Valério Azambuja, a partir de janeiro de 2020, uma parte dos 1.150 guardas será promovida. Outras promoções serão concedidas em 2022 e até 2025 a expectativa é que todos tenham sido contemplados.

Nos siga no Google Notícias