ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Depois de 73 dias de paralisação, greve dos professores pode encerrar hoje

Antonio Marques | 20/08/2015 13:12
Sindicato dos professores publica outdoor nominando os vereadores que votaram contra a categoria na abertura da Processante (Foto: Divulgação)
Sindicato dos professores publica outdoor nominando os vereadores que votaram contra a categoria na abertura da Processante (Foto: Divulgação)
Depois da reclamação dos vereadores na sessão de ontem na Câmara, a empresa retirou a publicação provocando revolta entre os professores (Foto: Divulgação)
Depois da reclamação dos vereadores na sessão de ontem na Câmara, a empresa retirou a publicação provocando revolta entre os professores (Foto: Divulgação)

Depois de 73 dias de paralisação dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), a greve pode ser encerrada na assembleia da categoria que será realizada na tarde de hoje na ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), em razão de acordo que foi assinado com a prefeitura no final da manhã de hoje, em que o Executivo se compromete a pagar o reajuste de 13,01%, em 10 parcelas, a partir do mês de outubro.

Conforme o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves, na noite de ontem aconteceu uma reunião com os membros da Comissão da Educação da Câmara Municipal, o secretário de Governo e Relações Institucionais Paulo Matos e representantes do sindicato, em que foi “alinhavado” uma proposta, que para ele, significou um avanço nas negociações. “A prefeitura deixou o “se”, apresentado até então, e passa a se comprometer a pagar o reajuste de 13,01%, em 10 parcelas, a partir de outubro”, explicou o sindicalista.

No final da manhã de hoje, Geraldo Gonçalves, esteve na prefeitura para concluir a proposta com o secretário de Governo, Paulo Matos, e o secretário de Educação, Marcelo Salomão. O objetivo do encontro era a assinatura do acordo, que será apresentado na assembleia da categoria logo mais às 14 horas.

O presidente da ACP disse acreditar que, assinada a proposta, a tendência seria a categoria aprová-la e encerrar a greve, uma vez que representaria a reivindicação já deliberada anteriormente pelos professores. “Se aprovado o acordo, vamos encaminhá-lo ao Tribunal de Justiça por meio de petição para que a ação seja arquivada”, comentou Geraldo Gonçalves.

Se for aprovado o fim da paralisação, professores de 51 escolas, dados da ACP, que funcionam parcialmente voltam às salas de aula na próxima segunda-feira.

A paralisação na Reme (Rede Municipal de Ensino) começou no dia 25 de maio e durou 47 dias. Foi suspensa por 15 dias, durante as férias, e a categoria retomou a greve desde o dia 28 de julho, com o fim das férias escolares.

Censura – O professor Geraldo criticou a decisão da empresa ZOOM Publicidades, que numa ação considera de “censura à liberdade de expressão”, retirou nove outdoors que estavam espalhados por diversos locais da Capital, mostrando os 18 vereadores que “votaram contra a inclusão do descumprimento da lei 5.411 (piso dos professores) na Comissão Processante”, criada na semana passada na Casa, que pode cassar o mandato do prefeito Gilmar Olarte (PP).

A ACP contratou 10 locais para divulgação dos outdoors, que começou a ser publicado na segunda-feira. Restaria apenas um espaço em frente à Câmara Municipal, que seria exposto quando ficasse vago. Porém, nesta quinta-feira de manhã os nove outdoors com os vereadores amanheceram cobertos de branco. “Isso é uma clara demonstração de que o poder não está do lado dos trabalhadores. Foi censura. E não estávamos divulgando nenhuma mentira, apenas o que aconteceu na Câmara”, reclamou o professor Geraldo.

Conforme o presidente da APC, a empresa alegou que o conteúdo da publicação não teria sido avaliado previamente e contrariava seus princípios. Geraldo Gonçalves disse que, mesmo ter ficado apenas quatro dias, os professores conseguiram “dar o recado à população” e a empresa não faria a cobrança pelo serviço, considerando que suspendeu a divulgação antes do tempo.

Na sessão de ontem e hoje na Câmara, os vereadores que apareciam no outdoors e estão nos panfletos distribuídos pelo sindicato dos professores, criticaram a medida da ACP. Airton Saraiva (DEM) usou a Tribuna para desafiar o presidente do sindicato sobre o fato deles não apoiarem a categoria. Para o vereador, a Câmara aprovou a lei, mas seu cumprimento era obrigação do Executivo.

Durante a reunião com a comissão de Educação da Câmara, o próprio professor Geraldo disse que recebeu várias reclamações dos vereadores, mas alegou que não havia feito qualquer equívoco na publicação.

A reportagem tentou falar na empresa ZOOM Publicidades, mas ninguém atendeu, e ligou ainda ao proprietário Francisco Maia, que estava com o telefone fora de área ou desligado.

Nos siga no Google Notícias