A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

30/06/2018 12:09

Depois de iluminar Afonso Pena por 35 anos, luminárias são trocadas por LED

Lâmpadas no prolongamento entre Ceará e Parque dos Poderes eram originais da década de 1980

Ricardo Campos Jr.
Funcionários da prefeitura trocam luminárias na Afonso Pena neste sábado (Foto: Lucimar Couto)Funcionários da prefeitura trocam luminárias na Afonso Pena neste sábado (Foto: Lucimar Couto)

A tecnologia ajuda a escrever mais um capítulo na história da principal e mais antiga avenida de Campo Grande, a Afonso Pena. Funcionários da prefeitura instalam neste sábado (20) as lâmpadas de led no trecho entre a Avenida Ceará e o Parque dos Poderes, substituindo as luminárias originais instaladas há 35 anos ao longo do canteiro.

O arquiteto Elvio Garabini conta que até o início da década de 1980 a via terminava na Ceará. O prolongamento foi executado na gestão do governador Wilson Barbosa Martins e Ludio Coelho e inaugurado em 1983.

Ele tem a história da avenida sempre na palma da mão porque fez parte dela, responsável pelo paisagismo do canteiro do trecho mais antigo da via.

Luminárias em trecho da Afonso Pena (Foto: Alcides Neto/arquivo)Luminárias em trecho da Afonso Pena (Foto: Alcides Neto/arquivo)

“Não fico chateado. Isso é a tecnologia. Se for para melhorar a qualidade, é uma boa ideia. Fico triste com o abandono do que eu projetei na década de 1970. Morreram várias imbaúbas e coqueiros que não foram repostos”, afirma o arquiteto.

Por outro lado, ele reconhece que a Afonso Pena tem recebido com frequência certa atenção do poder público. “Tinha minhas dúvidas com relação à ciclovia, mas volta e meia vejo que realmente passa muita gente de bicicleta por ali”, completa.

Aspectos técnicos – As novas luminárias foram compradas pela gestão passada e ficaram estocadas até começarem a ser usadas pelo prefeito Marquinhos Trad. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, afirma que as estruturas antigas são adaptadas apenas para as lâmpadas comuns e por isso têm que ser removidas.

“Tem que trocar todo o suporte. Somente na Afonso Pena serão em torno de 300 luminárias, já que em cada poste vão seis. Estamos trocando também na Avenida Mato grosso. É a modernização. Estava mais do que na hora”, completou ao Campo Grande News.

Funcionário troca luminária na Afonso Pena (Foto: Lucimar Couto)Funcionário troca luminária na Afonso Pena (Foto: Lucimar Couto)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions