ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Depois de iluminar Afonso Pena por 35 anos, luminárias são trocadas por LED

Lâmpadas no prolongamento entre Ceará e Parque dos Poderes eram originais da década de 1980

Ricardo Campos Jr. | 30/06/2018 12:09
Funcionários da prefeitura trocam luminárias na Afonso Pena neste sábado (Foto: Lucimar Couto)
Funcionários da prefeitura trocam luminárias na Afonso Pena neste sábado (Foto: Lucimar Couto)

A tecnologia ajuda a escrever mais um capítulo na história da principal e mais antiga avenida de Campo Grande, a Afonso Pena. Funcionários da prefeitura instalam neste sábado (20) as lâmpadas de led no trecho entre a Avenida Ceará e o Parque dos Poderes, substituindo as luminárias originais instaladas há 35 anos ao longo do canteiro.

O arquiteto Elvio Garabini conta que até o início da década de 1980 a via terminava na Ceará. O prolongamento foi executado na gestão do governador Wilson Barbosa Martins e Ludio Coelho e inaugurado em 1983.

Ele tem a história da avenida sempre na palma da mão porque fez parte dela, responsável pelo paisagismo do canteiro do trecho mais antigo da via.

Luminárias em trecho da Afonso Pena (Foto: Alcides Neto/arquivo)
Luminárias em trecho da Afonso Pena (Foto: Alcides Neto/arquivo)

“Não fico chateado. Isso é a tecnologia. Se for para melhorar a qualidade, é uma boa ideia. Fico triste com o abandono do que eu projetei na década de 1970. Morreram várias imbaúbas e coqueiros que não foram repostos”, afirma o arquiteto.

Por outro lado, ele reconhece que a Afonso Pena tem recebido com frequência certa atenção do poder público. “Tinha minhas dúvidas com relação à ciclovia, mas volta e meia vejo que realmente passa muita gente de bicicleta por ali”, completa.

Aspectos técnicos – As novas luminárias foram compradas pela gestão passada e ficaram estocadas até começarem a ser usadas pelo prefeito Marquinhos Trad. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, afirma que as estruturas antigas são adaptadas apenas para as lâmpadas comuns e por isso têm que ser removidas.

“Tem que trocar todo o suporte. Somente na Afonso Pena serão em torno de 300 luminárias, já que em cada poste vão seis. Estamos trocando também na Avenida Mato grosso. É a modernização. Estava mais do que na hora”, completou ao Campo Grande News.

Funcionário troca luminária na Afonso Pena (Foto: Lucimar Couto)
Funcionário troca luminária na Afonso Pena (Foto: Lucimar Couto)
Nos siga no Google Notícias