ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Desembargador cancela nova tentativa de conciliação entre prefeitura e governo

Sérgio Fernandes Martins derrubou liminar concedida há menos de 24h pelo Tribunal de Justiça de MS

Adriano Fernandes | 18/06/2021 20:13
Movimento de pedestres no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf) 
Movimento de pedestres no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf)

O desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Sérgio Fernandes Martins derrubou a liminar que previa a realização de uma audiência conciliatória, dia 22 de junho, entre a prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado, a respeito das medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus, na Capital. O encontro havia sido agendado pelo desembargador plantonista Alexandre Bastos, depois que o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) ingressou com ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) contra seis gestores municipais, que descumpriram o decreto estadual com medidas mais rígidas de isolamento.

Conforme Sérgio Martins, a lei não prevê a necessidade de um pedido de liminar obrigando o comparecimento das partes para a realização de audiência de conciliação no âmbito das ADIs. O magistrado também justificou que um novo encontro surtiria pouco efeito, uma vez que há três dias outra reunião conciliatória entre o Estado e municípios foi "infrutífera".

Martins apontou que seria desnecessária a realização do encontro a apenas dois dias do fim da vigência do decreto estadual, que termina dia 24 de junho, e ainda alegou que não cabe ao judiciário interferir em demandas que envolvam a "administração pública, Estadual, Municipal (ou de qualquer outro nível)", principalmente com relação à saúde.

O impasse - Além de Campo Grande, Ponta Porã, Deodápolis, Três Lagoas, Alcinópolis e Fátima do Sul liberaram o funcionamento do comércio e de outros serviços não essenciais, mesmo com a proibição do governo por conta do aumento de casos e mortes por covid-19 no Estado. Os municípios questionam a metodologia de classificação dos riscos de contágio pelo vírus, que é adotada pelo Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

Nas ações ingressadas na justiça ontem (17) o Ministério Público de Mato Grosso do Sul requereu, liminarmente, a realização de audiências conciliatórias entre o governo e os prefeitos dos seis municípios, para que o impasse fosse resolvido e ficasse clara a prevalência do decreto estadual. Na sequência o desembargador Alexandre Bastos decidiu conceder a liminar e marcou a data da audiência, que acabou sendo cancelada pelo colega, nesta noite (18).

Nos siga no Google Notícias