A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

20/08/2016 12:18

Desleixo faz canteiro da Afonso Pena virar 'campo minado' de formigueiros

Anny Malagolini
Canteiro é considerado patrimônio histórico da Capital (Foto: Fernando Antunes)Canteiro é considerado patrimônio histórico da Capital (Foto: Fernando Antunes)

Nem mesmo o canteiro central da Avenida Afonso Pena – tombado como patrimônio histórico de Campo Grande e um dos principais charmes da cidade – parece estar livre dos formigueiros que têm surgido pela Capital. Sem manutenção, o local está abandonado e nada remete a um espaço tão importante para a história da Capital.

O desleixo com o cuidado do canteiro é percebido principalmente entre as avenidas Calógeras e rua Rui Barbosa, na área central, justamente onde há mais fluxo de pedestres. Nestes trechos, é difícil encontrar uma parte do canteiro que esteja bem preservado.

O local passou uma grande uma revitalização em 2011, à época, foram plantados tipos diferentes de gramados e forros, e ainda, para evitar que o local fosse danificado, foram instalados grades ao redor do gramado em praticamente toda a extensão do canteiro. Cinco anos depois, as barreiras não foram retiradas, e mesmo evitando a circulação de pessoas, a diferença é discrepante pela falta de cuidado.

Especialistas dizem que o surgimento de formigueiros aponta o desequilíbrio ambiental que a cidade pode estar enfrentando. E aconselham que, quando os formigueiros em fase inicial são percebidos, os ninhos devem ser eliminados de forma mecânica, com uma enxada. Caso a infestação já esteja instalada, o controle pode ser feito com iscas.

Mas segundo a Prefeitura de Campo Grande, a manutenção dos canteiros está sob a responsabilidade da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). 

Formigueiros estão espalhados por todo o canteiro (Foto: Fernando Antunes)Formigueiros estão espalhados por todo o canteiro (Foto: Fernando Antunes)
Canteiro quando foi revitalizado, em 2011 (Foto: Arquivo Campo Grande News)Canteiro quando foi revitalizado, em 2011 (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Sobre o cercado, a administração municipal informou que ele não deverá ser removido, pois é uma forma de impedir que as pessoas pisem na grama e, também, de que pedestres utilizem exclusivamente as faixas de pedestres.

HistóricoSegundo a decisão deste ano do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a Justiça determinou o "tombamento histórico e paisagístico do canteiro central da avenida, de forma que agora o local está resguardado", de forma que fica determinada sua preservação, "relevando-se sua área verde, com gramado e árvores centenárias".



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions