ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Edital convoca arquitetos para mapear condições de 219 moradias de ocupação

Parceria entre o conselho da categoria e a Agehab prevê levantamento arquitetônico da área

Por Silvia Frias | 05/05/2026 07:47
Edital convoca arquitetos para mapear condições de 219 moradias de ocupação
Parceira entre CAU/MS e Agehab prevê levantamento arquitetônico no bairro (Foto/Arquivo: Juliano Almeida)

O CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul) abriu seleção para arquitetos e urbanistas interessados em atuar em um projeto habitacional em Campo Grande. A oportunidade é para trabalhos técnicos em 219 moradias do loteamento Novo Samambaia, incluindo levantamento arquitetônico, croquis com representação gráfica, memorial descritivo, relatório fotográfico e quantificação de serviços.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O CAU/MS abriu seleção para arquitetos e urbanistas que desejam atuar em projeto habitacional no loteamento Novo Samambaia, em Campo Grande, com foco em melhorias em 219 moradias. A iniciativa resulta de parceria com a Agehab e segue a Lei nº 11.888/2008, que garante assistência técnica gratuita a famílias com renda de até três salários mínimos. O edital está disponível no site do conselho.

O edital estará disponível a partir de hoje no site do CAU/MS, que também disponibiliza atendimento por e-mail e telefone, em horário comercial.

A iniciativa integra uma parceria entre o conselho e a Agehab (Agência de Habitação Popular), formalizada por meio de termo de cooperação. A ação está vinculada à Lei nº 11.888/2008, que prevê assistência técnica gratuita para habitação de interesse social destinada a famílias com renda de até três salários mínimos.

O projeto será executado no loteamento Novo Samambaia, com foco em melhorias habitacionais nas 219 unidades residenciais.

Conforme o acordo, cabe ao CAU/MS divulgar o edital, realizar o credenciamento e a seleção dos profissionais, além de coordenar as equipes responsáveis pelos levantamentos técnicos. O conselho também poderá orientar a Agehab/MS sobre legislações pertinentes.

Os profissionais selecionados deverão participar de capacitação presencial obrigatória antes do início das atividades.

Para participar, é necessário ter diploma em Arquitetura e Urbanismo, estar regularmente inscrito e adimplente no CAU, não ter sofrido sanções ético-disciplinares nos últimos três anos, não possuir débitos de multas e comprovar habilitação técnica para execução dos serviços. A contratação é temporária e não gera vínculo empregatício. A comprovação de registro deve ser emitida pelo sistema do conselho.

Área - O bairro nasceu da ocupação do Samambaia Country Club, no Jardim Los Angeles, em 2017.  A área foi dividida em terrenos de 10 por 20 metros para cada família.

A regularização fundiária começou em 2022, após uma ação de reintegração de posse tramitar no Judiciário. Em outubro de 2021, as moradias foram seladas depois que a Emha (Agência Municipal de Habitação) realizou o cadastro social das famílias.

A partir de 2025, o bairro deverá receber ações ligadas ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com previsão de melhorias em centenas de casas. A área também apareceu como prioritária em iniciativas federais voltadas à adaptação urbana e à redução de desigualdades, o que reforça o interesse do poder público na região.

Um deles é o Programa Periferia Viva, com o objetivo de qualificar territórios periféricos, promover melhorias urbanísticas e ampliar o acesso a espaços públicos adequados e seguros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.