A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/07/2011 11:26

Eleição amanhã vai eleger novos defensores dos direitos das crianças

Aline dos Santos e Paula Maciulevicius

Todos eleitores do município de Campo Grande podem votar

Avô de sete crianças, Alonso promete votar amanhã. (Foto: João Garrigó)Avô de sete crianças, Alonso promete votar amanhã. (Foto: João Garrigó)

Campo Grande realiza amanhã, das 8h às 16h, eleição para conselheiros tutelares. Durante oito horas, a população deverá comparecer aos locais de votação para escolher as pessoas que serão responsáveis por proteger os direitos das crianças e dos adolescentes.

Concorrerão 25 candidatos para 15 vagas titulares. Todos os eleitores do município de Campo Grande podem votar, basta somente estar em dia com a Justiça Eleitoral e apresentar título de eleitor e documento com foto.

O conselheiro tutelar tem o mandato de três anos e recebe remuneração de R$ 1.900.

A eleição, que será feita por meio de urnas eletrônicas, está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei Municipal 4.503.

As atribuições do conselheiro inclui requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

O conselheiro tutelar também atua no aconselhamento de pais e responsáveis, encaminha denúncias ao MPE (Ministério Público Estadual) e acompanha o cumprimento de medidas sócioeducativas para adolescente autor de ato infracional.

Campo Grande tem dois Conselhos Tutelares, um para a região Sul e outro para a região Norte. Contudo, desde 2005, os dois dividem o mesmo endereço, no bairro Aero Rancho. O terceiro Conselho Tutelar será na região Norte.

Dúvidas - Apesar da importância, o processo eleitoral de amanhã é desconhecido por boa parcela da população. “Não tenho muita idéia do que seja. Acho que é um negócio de escola, de criança abandonada”, conta Gilberto Cardoso Júnior, de 28 anos.

Além da eleição em si, ele avalia que também é preciso mais informações de como acionar o Conselho Tutelar. “Se vejo um caso, não sei para quem ligar”, admite.

Questionada sobre a eleição de amanhã, a secretária Márcia Oliveira, de 40 anos, responde com um sincero “não sei nem opinar”. Ela relata que viu propagandas, mas não conhece o trabalho dos profissionais.

Participativo - O aposentado Alonso de Oliveira, de 74 anos, conta que pretende votar amanhã, mas também tem dúvida. “Só não sei o que precisa levar. Conheço bem o trabalho do Conselho”, salienta.

Ele conta que em 2007 acionou o serviço de proteção à criança contra uma sobrinha, que batia no casal de filhos. “Eu fiz a denúncia, minha irmã fez a denúncia, mas o conselheiro só veio depois que procuramos a delegacia”, relata.

O aposentado defende que é preciso participar para ter direito a reclamar no futuro. “Quem participa pode ir questionar alguma coisa. Quem não participa, não pode fazer nada”, enfatiza Alonso, avô de sete netos.

Confira no link abaixo os locais de votação:



Que coisa,hein? O prefeito vai a Tv anunciar que teremos eleições pra conselheiro, há um dia do pleito. Em quem eu devo votar? Não sei quem são os candidatos, não houve campanha, enfim, como votar corretamente,prefeito1 "Eleitores comparecem amanhã e elejam os conselheiros do Conselho Tutelar...!" Bom eu não vou porque o prefeito tá querendo empurrar uma eleição, que ao que parece, de cartas marcadas,marcadissima. Ah ta´! No local de votação havera fotos e curriculum dos desconhecidos candidatos, para um cargo tão importante, não é assim não! Meu boicote já está declarado!
 
samuel gomes-campo grande-ms em 16/07/2011 05:06:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions