Em 12 horas, bombeiros registram 17 incêndios em vegetação na Capital
Dados do Corpo de Bombeiros abrangem período das 6h às 18h e estão dentro da média dos últimos dias

Em um intervalo de apenas 12 horas, das 6h às 18h desta terça-feira (18), o Corpo de Bombeiros registrou 17 ocorrências de incêndio em vegetação em Campo Grande. O número se manteve dentro da média dos últimos dias –marcados pela estiagem e a baixa umidade do ar, condições que permitem ao fogo se espalhar com mais facilidade.
As ocorrências se deram em diferentes locais de Campo Grande em um dia no qual a umidade relativa do ar caiu de 63%, no fim da madrugada, para 29% no início da tarde –o menor índice entre as capitais brasileiras e gerando situação de alerta.
Ao longo do dia, o Campo Grande News flagrou chamas em grandes áreas pela cidade –na BR-060, saída para Sidrolândia, no cruzamento das Avenidas Ernesto Geisel e Rachid Neder, e no Jardim das Cerejeiras, região do bairro Mata do Segredo.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que evite atear fogo para a “limpeza” de terrenos baldios ou outras áreas, já que as condições atmosféricas favorecem o alastramento das chamas –ao passo que a fumaça também pode reduzir a visibilidade próximo a vias públicas e estradas, além de causar problemas à saúde.
A prática de atear fogo em matagais também pode render multas de até R$ 5 mil em Campo Grande. Em 2018, a Capital registrou 2,3 mil focos de incêndio nas zonas urbana e rural que foram atendidos pelos bombeiros, conforme dados do Planurb (Agência Municipal de Planejamento Urbano). Denúncias sobre a prática podem ser encaminhadas ao telefone 156.