ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em 14 dias de campanha, apenas 14,5 mil vacinaram contra gripe na Capital

Primeira etapa da campanha tem público estimado de 158 mil pessoas e termina no dia 2 de maio

Ana Paula Chuva | 18/04/2022 13:35
Pessoa sendo imunizada contra influenza em Campo Grande. (Foto: Divulgação | PMCG)
Pessoa sendo imunizada contra influenza em Campo Grande. (Foto: Divulgação | PMCG)

Iniciada no dia 4 de abril, a primeira etapa da campanha contra influenza tem público estimado de 158 mil idosos e trabalhadores da saúde em Campo Grande nesta fase. No entanto, até o momento, apenas 14,5 mil que pertencem ao primeiro grupo foram imunizados até a manhã desta segunda-feira (18).

Dividida em duas etapas, a primeira fase da campanha termina dia 2 de maio e devem se vacinar, exclusivamente, idosos e trabalhadores da saúde, que são os dois maiores públicos alvos. Já a segunda fase começa no dia 3 de maio e vai até 3 de junho.

A baixa procura levantou preocupação na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), já que nem um dos dois públicos da primeira fase bateu a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde em 2021. Além disso, só nestes primeiros meses de 2022, 29 pessoas morreram de influenza na Capital.

“Mesmo com plantão de vacinação aos finais de semana e neste último feriadão, a busca pela vacina ainda está muito abaixo do esperado. Tivemos uma epidemia atípica entre o final de dezembro e começo de janeiro, algo que nunca tínhamos presenciado, já que os casos de Influenza crescem, normalmente, entre maio e agosto, meses que as temperaturas são mais amenas”, alertou o titular da pasta, José Mauro Filho.

Dos que procuraram a vacina em Campo Grande, 13.256 são idosos, o que corresponde a pouco mais de 10% do público total. Para os trabalhadores da saúde, o número é mais preocupante, já que apenas 1.306 foram imunizados até a manhã desta segunda, ou seja, 4,39% do total.

A Sesau lembra que o imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da Capital, das 7h30 às 11h e de 13h às 16h45. Os profissionais de saúde que buscam pela vacina devem comprovar vínculo com empresa do ramo ou apresentar documento que comprove ser atuante na área, como o registro em conselho, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias