ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em Dia de São João, comércio espera alcançar fiéis e festeiros "atrasados"

Além dos doces e decoração, clientes religiosos também procuram elementos tradicionais da festividade

Mylena Fraiha e Antonio Bispo | 24/06/2023 12:34
Loja Luz Divina também está com venda de artigos juninos (Foto: Paulo Francis)
Loja Luz Divina também está com venda de artigos juninos (Foto: Paulo Francis)

Neste sábado (24) de São João, comerciantes de Campo Grande estão na expectativa de aumentarem as vendas de artigos de festa junina, especialmente entre os clientes que buscam artigos mais tradicionais da festividade religiosa, mas também entre os que deixaram as compras para última hora.

Segundo a gerente da loja Paulistão, Glauce Mônica, esse ano as vendas estão melhores em comparação ao ano anterior, que ainda sofria com o período pós-pandemia. “As vendas estão boas, melhor do que no ano passado, que foi o primeiro ano sem isolamento. Nós estamos vendendo mais os enfeites, os doces e as prendas. Tem coisas que esgotaram”.

De acordo com a gerente do Paulistão, a loja também oferece uma variedade de roupas típicas da festa, para crianças e adultos. “Também vendemos roupas típicas da festa.Temos camisas de 39 reais até 70 reais, tanto para crianças, quanto para adultos. Os vestidos são a mesma coisa”, comenta Glauce.

Apesar do dia de São João ser comemorado hoje (23), Glauce afirma que as expectativas de vendas se estendem para os próximos dias. “Temos expectativas de vender coisas nos próximos dias. Vão ocorrer muitas festas no mês que vem”.

Kalline comenta que está organizando uma festa surpresa com tema junino (Foto: Paulo Francis).
Kalline comenta que está organizando uma festa surpresa com tema junino (Foto: Paulo Francis).

Para quem faz aniversário nos meses de junho e julho, São João também se torna uma opção de decoração temática, como é no caso da cliente Kalline França, de 40 anos, que está organizando uma festa surpresa com tema junino. “Vamos fazer uma festa surpresa para uma amiga nossa, mas é com o tema junino. É uma festa completa, para bastante gente”.

Após suas "andanças" entre lojas, ela ressalta que há uma ampla gama de produtos disponíveis no mercado, porém, aponta que os preços estão um pouco mais altos em comparação com anos anteriores. “Temos bastante coisas para vender, mas o preço está um pouquinho amargo. Está mais caro do que os outros anos”.

Tradição e religiosidade - Apesar de ser uma festa popular e aderida por pessoas não religiosas, alguns fiéis ainda fazem questão de realizar festas com fogueiras e elementos tradicionais do catolicismo.

De acordo com o proprietário da Loja Artigos Religiosos Luz Divina, Geraldo Siqueira Júnior, o uso de bandeiras dos santos em um mastro ainda é um elemento popular em algumas festas familiares. “As pessoas utilizam muito isso em festas familiares. Aí colocam uma de São João, Santo Antônio e São Pedro, aí fazem um triângulo em mastro e colocam no prédio deles. Aí há danças e cantorias”.

Geraldo também mencionou a relação entre os santos católicos e os orixás da Umbanda. Segundo ele, os santos católicos são assimilados como orixás na religião umbandista, sendo São Jerônimo representando o Xangô velho, e São João representando o Xangô novo.

Imagem de São João, que representa o Xangô em sua versão mais jovem na Umbanda (Foto: Paulo Francis)
Imagem de São João, que representa o Xangô em sua versão mais jovem na Umbanda (Foto: Paulo Francis)

Entretanto, ele ressalta que para os umbandistas, a data em si não tem um impacto significativo nas vendas, já que o foco é o culto aos orixás e não aos santos católicos.“Só que a data não muda nada nas vendas, porque os umbandistas não cultuam o santo, mas sim o orixá. A data é de menos”.

Confira a galeria de imagens:

  • Imagem de São João, que representa o Xangô em sua versão mais jovem na Umbanda (Foto: Paulo Francis).
  • Bandeira de São João utilizada em mastros tradicionais de festa junina (Foto Paulo Francis).
  • Clientes da loja Paulistão checando artigos juninos (Foto: Paulo Francis).
  • Vendedor mostra imagem de São Jerônimo, que representa o Xangô em sua versão mais velha na Umbanda (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias