ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em inauguração de creche, prefeito rechaça “maquiagem” na educação

Trad ainda defendeu que ensino oferecido pela rede municipal é de qualidade, e não “apenas babás cuidando de crianças”

Jones Mário e Tainá Jara | 08/08/2019 10:52
Prefeito Marquinhos Trad durante cerimônia de inauguração da Emei Santa Fé (Foto: Tainá Jara)
Prefeito Marquinhos Trad durante cerimônia de inauguração da Emei Santa Fé (Foto: Tainá Jara)

Recém-reformada e com aulas em andamento há dois meses, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) do Bairro Santa Fé, região central de Campo Grande, foi oficialmente inaugurada na manhã de hoje. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) participou do evento – parte da agenda de comemoração dos 120 anos da Capital – e aproveitou para destacar as ações da administração municipal na área.

“Todas as inaugurações são um somatório de economia interna que a prefeitura tem feito. Dentro da medida do possível, da maneira que nós temos condições, para não maquiarmos a educação, que é coisa muito séria”, falou. Trad ainda defendeu que o ensino oferecido pela rede municipal é de qualidade, e não “apenas babás cuidando de crianças”.

Antes, a Emei era administrada por uma ONG (Organização Não-Governamental), que não teve condições de manter o local. O prédio foi alugado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), que readequou o espaço com pintura das áreas externa e interna.

Emei recebeu readequação, com pintura das áreas externa e interna (Foto: Tainá Jara)
Emei recebeu readequação, com pintura das áreas externa e interna (Foto: Tainá Jara)

Segundo a prefeitura, o prédio tem nove salas, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, sete banheiros (um deles adaptado), sala de professores, coordenação, direção e administrativo. A área externa conta com parquinhos, solários e um espaço para atividades de artes.

A Emei tem 150 matriculados, de quatro meses a três anos, mas tem capacidade para 250 atender 150 crianças.

Uma das beneficiadas pela Emei é a arquiteta Juliana Pissolato, 39 anos, moradora do Carandá Bosque. Seu filho, de dois anos, é atendido pela unidade desde julho. “Achei ótima a reforma. Ficou tudo muito bem organizado para atender os alunos”, celebrou.

Também presente na inauguração, a titular da Semed, Elza Ortelhado, revelou que outras três novas Emeis serão inauguradas este mês - nos bairros Vespasiano Martins, Anhanduí e Nascente do Segredo. As obras destes prédios estavam paradas e foram retomadas pela prefeitura. Juntas, as unidades vão anteder 650 crianças.

Ortelhado também projetou a inauguração de mais seis obras em educação até o fim de 2020. Ainda assim, a secretária minimizou a possibilidade de extinguir o deficit de vagas na rede de ensino infantil.

“É complicado falar que vamos solucionar de vez o déficit de vagas, porque desde 2017, quando nós assumimos, já conseguimos atender 10 mil crianças que estavam na fila de espera. Hoje a gente ainda tem 6 mil crianças. Então, esse número todos os dias aumenta. O que podemos fazer e estamos fazendo é concluir as obras, olhando alguns prédios que possamos alugar para atender essas demandas”, contou.

Nos siga no Google Notícias