ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em nova captação na Santa Casa, órgãos ajudarão pacientes de São Paulo

Procedimento é o 35º realizado este ano pelo maior hospital do Estado; córneas e um dos rins serão encaminhados para Central Estadual de Transplantes

Liniker Ribeiro | 14/11/2018 18:01
Equipe médica durante procedimento na tarde desta quarta-feira (Foto: Williams Piato/Santa Casa)
Equipe médica durante procedimento na tarde desta quarta-feira (Foto: Williams Piato/Santa Casa)

Equipes médicas da Santa Casa de Campo Grande realizam, na tarde desta quarta-feira (14), a 35ª captação de órgãos do ano, no hospital. Fígado, rins, pulmão e córneas ajudarão pacientes aqui do Estado e de duas cidades paulistas, sendo uma delas a Capital São Paulo. O procedimento foi autorizado pela família de um paciente de 34 anos, diagnosticado com morte encefálica.

A cirurgia de captação, que teve início por volta das 14h30, chegou a ser acompanhada por profissionais de Brasília, que vieram avaliar a possibilidade de coletar o coração do doador.

Dos órgãos coletados, fígado e um rim serão levados para São Paulo (SP). Já o pulmão, o primeiro a ser coletado em 2018, tem como destino São José do Rio Preto (SP). O segundo rim, assim como as córneas, serão encaminhados à Central Estadual de Transplantes, aqui de MS.

Ao todo, durante todo o ano, foram coletados 6 corações, 23 fígados, 55 rins, 3 pâncreas, 1 pulmão e 189 córneas, só na Santa Casa da Capital. Ao menos dez profissionais participam da captação realizada na tarde de hoje.

Nos siga no Google Notícias