A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Abril de 2019

14/11/2018 18:01

Em nova captação na Santa Casa, órgãos ajudarão pacientes de São Paulo

Procedimento é o 35º realizado este ano pelo maior hospital do Estado; córneas e um dos rins serão encaminhados para Central Estadual de Transplantes

Liniker Ribeiro
Equipe médica durante procedimento na tarde desta quarta-feira (Foto: Williams Piato/Santa Casa) Equipe médica durante procedimento na tarde desta quarta-feira (Foto: Williams Piato/Santa Casa)

Equipes médicas da Santa Casa de Campo Grande realizam, na tarde desta quarta-feira (14), a 35ª captação de órgãos do ano, no hospital. Fígado, rins, pulmão e córneas ajudarão pacientes aqui do Estado e de duas cidades paulistas, sendo uma delas a Capital São Paulo. O procedimento foi autorizado pela família de um paciente de 34 anos, diagnosticado com morte encefálica.

A cirurgia de captação, que teve início por volta das 14h30, chegou a ser acompanhada por profissionais de Brasília, que vieram avaliar a possibilidade de coletar o coração do doador.

Dos órgãos coletados, fígado e um rim serão levados para São Paulo (SP). Já o pulmão, o primeiro a ser coletado em 2018, tem como destino São José do Rio Preto (SP). O segundo rim, assim como as córneas, serão encaminhados à Central Estadual de Transplantes, aqui de MS.

Ao todo, durante todo o ano, foram coletados 6 corações, 23 fígados, 55 rins, 3 pâncreas, 1 pulmão e 189 córneas, só na Santa Casa da Capital. Ao menos dez profissionais participam da captação realizada na tarde de hoje.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions