ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em paralisação nacional da Educação, professores levam protesto até a SED

Marcha de professores, sindicalistas e alunos percorreu governadoria e montou palanque em frente à SED

Izabela Sanchez e Clayton Neves | 03/10/2019 12:23
Fila de protesto em frente à SED no Parque dos Poderes (Foto: Henrique Kawaminami)
Fila de protesto em frente à SED no Parque dos Poderes (Foto: Henrique Kawaminami)

No último dia da paralisação nacional pela Educação, professores, sindicalistas e alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul marcharam da governadoria até a SED (Secretaria Estadual de Educação), no Parque dos Poderes, onde montaram palanque desde à 9h desta quinta-feira (3). Eles protestam por diversas pautas, que incluem projeto de implantação de escolas cívico-militares e eleição de diretores.

Dirigentes falaram em, aproximadamente, 3 mil pessoas de caravanas que vieram de todo o Estado. Caixa de som, cartazes e faixas e palavras de ordem fizeram parte do discurso que pediu valorização de professores e trabalhadores do administrativo.

Presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira pediu a permanência da escolha dos diretores das escolas estaduais por meio de eleição, processo, disse, que ocorre há 27 anos.

“Não dá pra transformar em cargo de confiança a escolha dos diretores que há 27 anos é feita por eleições. Não dá pra não cumprir o que diz e ficar por isso mesmo”, comentou o dirigente sindical e lembrou que durante outubro outras mobilizações serão realizadas.

A professora Patrícia Rosa, 43 anos, dá aulas na rede pública desde 2007 e reclamou de salas lotadas. “É uma situação muito complicada”, disse. “É difícil trabalhar a especificidade de cada aluno pela lotação”, comentou.

SED nega - Em nota divulgada na terça-feira (1) a SED afirmou que não há o que justifique os protestos em Mato Grosso do Sul. A SED classifica como falsas as acusações sobre demora na homologação de resultado de concurso público, falta de isonomia e política salarial, além de críticas à implantação de escolas.

“Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional pelo envolvimento da equipe pedagógica da escola com a aprendizagem dos estudantes, fato este comprovado pelos inúmeros prêmios recebidos”, declarou.

Nos siga no Google Notícias