ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Em reunião, Assetur diz que sistema de pagamento por cartão terá adaptações

Paula Vitorino | 20/03/2012 10:54
Reunião foi realizada ontem à tarde na Assembleia Legislativa. (Foto: Divulgação)
Reunião foi realizada ontem à tarde na Assembleia Legislativa. (Foto: Divulgação)

Em reunião realizada ontem com o deputado estadual Pedro Kemp (PT) e o sindicato do transporte coletivo, a Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo) garantiu que a partir da próxima semana começa a instalação de mais 250 pontos de recarga imediata para os cartões do transporte coletivo urbano, em Campo Grande. Outro compromisso é de que vai ser reforçada a orientação para os motoristas de que nenhum passageiro deve ser recusado, mesmo mediante o pagamento em dinheiro.

O presidente da Associação, João Rezende, informou que com os novos pontos a Capital passará a contar com 300 pontos de recarga. Segundo ele, esse número é suficiente para atender a demanda neste momento, mas pode ser que precise sofrer aumento conforme a resposta dos usuários.

Ele ainda admitiu que o sistema de pagamento só com cartões precisa de adequações para atender a demanda, mas garantiu que as empresas estão atentas as reclamações e vão realizar as melhorias necessárias.

“Atendemos por dia 160 mil pagantes no transporte coletivo e as reclamações não chegam a 1% desse número, mas havendo nem que seja um só problema nós já estamos atentos para resolver”, afirma.

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, para tratar sobre as constantes reclamações recebidas pelo deputado Kemp sobre a dificuldade em recarregar os cartões de ônibus.

Desde que o cartão passou a ser usado no transporte coletivo, Campo Grande conta com apenas 50 pontos de recarga imediata, onde o cartão pode ser recarregado, e 950 postos de venda do cartão com carga.

Em dinheiro - Durante a reunião também foi cobrado da Assetur o fato de muitos usuários que, em situações de emergência, tentam fazer o pagamento em dinheiro para os motoristas, mas são recusados. A medida é prevista no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o MPE (Ministério Público Estadual) no ano passado.

O presidente da Assetur frisou que existe uma recomendação para todos os motoristas não recusarem passageiros. No entanto, ele esclarece que isso não garante ao usuário o direito de optar pelo pagamento em dinheiro ou "esquecer de recarregar", já que a medida só vale para situações de emergência.

“É o caso de um cidadão que pega o ônibus eventualmente, numa emergência, e não tem o cartão, um turista, uma pessoa idosa ou um usuário que recorre ao ônibus à noite, no fim de semana. São situações extremas”, exemplifica.

Ele justifica que a restrição do pagamento somente a emergências é necessária por se “tratar de uma questão de segurança pública” e apela para a consciência dos usuários, considerando a dimuição do número de assaltos.

“O usuário precisa ter consciência de que pagar em dinheiro é colocar a vida do motorista em risco. Se voltar o dinheiro, voltam os assaltos. Já estamos há mais de 20 dias sem assaltos nos ônibus”, frisa.

Hoje, as empresas associadas à Assetur participam de reunião para avaliar os atendimentos nos últimos meses.

Nos siga no Google Notícias