ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Encontro traz representantes dos tribunais de Contas do País a MS

Nyelder Rodrigues e Nicholas Vasconcelos | 12/11/2012 20:05
Conforme organização, evento é maior entre os tribunais de contas do país (Foto: Nicholas Vasconcelos)
Conforme organização, evento é maior entre os tribunais de contas do país (Foto: Nicholas Vasconcelos)

Campo Grande recebe a partir desta segunda-feira (12) o 3º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, organizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) e Instituto Rui Barbosa (IRB).

O encontro vai debater assuntos como efetividade do controle externo, lei de acesso à informação, eficiência do gasto público, comunicação e transparência, como outros temas, até a próxima quarta-feira (14).

Participaram da abertura o presidente do TCE-MS, conselheiro Cícero de Souza, a vice-governadora Simone Tebet, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MS), desembargador Hildebrando Coelho Neto, além de outras autoridades.

De acordo com Cícero de Souza, o encontro tem como objetivo a troca de informações e aplicação das leis fiscais, entre ela a de transparência, mantendo os gastos públicos transparentes para a população.

Além disso, o processo de informatização do tribunal também fará parte do debate. O processo está em curso, e a expectativa é que em um ano e meio seja concluído, tornando a troca de dados com os jurisdicionados, como câmaras e prefeituras, mais ágeis.

Ele também se lembrou das dificuldades que os municípios vão passar com a redução de receita que se depararam neste ano.

“Muito difícil administrar e cumprir a lei quando se tem uma diminuição de recursos no meio do ano, como é o caso do FPM e FPE. A União nunca poderia ter feito isso”, declarou o presidente do TCE-MS, ao falar sobre a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e FPE (Fundo de Participação dos Estados).

Presidente do TCE-MS, Cícero de Souza voltou a criticar cortes no FPM e FPE (Foto: Nicholas Vasconcelos)
Presidente do TCE-MS, Cícero de Souza voltou a criticar cortes no FPM e FPE (Foto: Nicholas Vasconcelos)

O prefeito Nelson Trad Filho comentou sobre as contas de Campo Grande. Sem revelar valores, Trad Filho afirmou que vai deixar uma quantia em caixa suficiente para garantir o pagamento do 13º salário e as folhas de pagamento de novembro e dezembro deste ano.

Durante a abertura do evento, que acontece esta noite, o ministro e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, falou um pouco sobre a importância do controle externo. Nardes fará amanhã (13), às 13h30, a palestra da Olacefs (Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores).

O palestrante da noite, o ex-procurador da República e atualmente senador por Mato Grosso, Pedro Taques, comentou sobre a importância dos tribunais de contas como instrumento de combate a corrupção. “Os tribunais de contas têm um trabalho de combater a corrupção que mata as pessoas nas estradas e nas portas de hospitais, e tira o futuro dos brasileiros”.

O evento - Conforme um dos organizadores, o conselheiro do TCE-MS, Waldir Neves, o evento é o maior dos tribunais de contas do país, e conta com a presença de mais de 100 conselheiros, e também tem como foco unir os mecanismos de controle externo para melhorar a qualidade da gestão, proporcionando melhora na qualidade de vida dos cidadãos.

“Sem controle externo, não há democracia. Apuramos se os gastos públicos têm resultados objetivos. A prova da atuação dos tribunais de contas é a lei de responsabilidade fiscal, resultado do nosso trabalho. A própria lei da ficha limpa também é resultado da fiscalização dos tribunais de contas”, afirma o conselheiro Waldir Neves.

Nos siga no Google Notícias