Escolas das redes pública e particular suspendem aulas por falta de energia
Com bairros inteiros sem luz, unidades de ensino suspenderam atividades e esperam restabelecimento da luz

No início da tarde desta quarta-feira (5), um temporal atingiu Campo Grande e deixou diversos bairros sem fornecimento de energia. Além de residências, escolas da REME (Rede Municipal de Ensino), da REE (Rede Estadual de Ensino) e colégios particulares também tiveram o funcionamento prejudicado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um forte temporal atingiu Campo Grande nesta quarta-feira (5), causando interrupção no fornecimento de energia em diversos bairros. Escolas municipais, estaduais e particulares foram afetadas, levando à suspensão das aulas no período vespertino. Entre as instituições impactadas estão a Escola Municipal Professora Danda Nunes, a Emei Emy Ishida Nascimento Nogueira, a Escola Estadual 26 de Agosto, o Colégio Le Irdak e o Colégio Status. As direções das escolas comunicaram os pais e solicitaram que buscassem seus filhos mais cedo, devido à falta de previsão para o restabelecimento da energia.
A Escola Municipal Professora Danda Nunes enviou comunicado aos pais informando que “por causa da chuva intensa e da falta de energia” não haveria aula no período vespertino para nenhuma turma. A jornalista Lucia Morel, de 42 anos, contou que estava a caminho da escola para deixar a filha quando recebeu o aviso por aplicativo de mensagem.
- Leia Também
- Moradores pedem ajuda após terem barracos destruídos: "precisamos urgente"
- Ventos atingem 78 km/h, destalham casas, derrubam energia e água inunda avenidas
Lucia também tem um filho que estuda na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Emy Ishida Nascimento Nogueira e foi informada de que a unidade também havia sido afetada pela falta de energia. A direção pediu aos pais que tivessem disponibilidade para buscar as crianças mais cedo.
Segundo informações preliminares da REE, a Escola Estadual 26 de Agosto comunicou aos responsáveis que o colégio estava sem energia elétrica e pediu que os alunos fossem buscados. A Secretaria informou ainda que está levantando dados sobre outras unidades afetadas.
O Campo Grande News apurou que as escolas estaduais José Barbosa Rodrigues e João Carlos Flores também ficaram sem energia, mas essas informações ainda não foram confirmadas oficialmente pela Secretaria.
A publicitária Márcia Prado, mãe de uma aluna do Colégio Le Irdak, relatou que recebeu, no início da tarde, uma mensagem informando sobre o estouro de um transformador na região, o que causou interrupção no fornecimento de energia elétrica na escola. Sem previsão de restabelecimento, a instituição pediu que os responsáveis retirassem as crianças até as 16h. O colégio informou que, caso o serviço fosse normalizado, comunicaria imediatamente as famílias. A direção não quis se pronunciar sobre o caso.
A mãe de um aluno do Colégio Status, no bairro Jardim TV Morena, também recebeu uma mensagem avisando que a escola estava sem energia elétrica devido à forte chuva. A administração informou ter acionado a Energisa, mas até o início da tarde “não havia previsão para o restabelecimento do fornecimento, em razão da alta demanda na cidade”. Por isso, os alunos do período vespertino foram liberados das aulas, e os pais de estudantes do período integral foram orientados a buscar os filhos o quanto antes.
A reportagem procurou o Colégio Status, que afirmou que a luz foi restabelecida aproximadamente 1h30 após a queda e que as aulas voltaram normalmente. A Prefeitura de Campo Grande informou que quatro escolas da REME foram impactadas pela falta de energia e que a Semed (Secretaria Municipal de Educação) acompanha a situação junto à Energisa e às equipes das escolas. Até o momento da publicação, a Energisa não enviou resposta. O espaço segue aberto para manifestação.
Matéria alterada às 17h para inserção de resposta do Colégio Status e da Semed.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

