ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Esgoto e asfalto são principais pleitos de moradores da região do Prosa

Durante evento, estandes da Prefeitura receberam solicitações dos conselheiros das 7 regiões da Capital

Por Mylena Fraiha | 11/05/2024 13:33
Banner do "Café com os Conselheiros Regionais" é colocado na quadra da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad (Foto: Mylena Fraiha)
Banner do "Café com os Conselheiros Regionais" é colocado na quadra da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad (Foto: Mylena Fraiha)

Moradores e representantes dos bairros da Região Urbana Prosa aproveitaram a 3ª edição do ano do Café com os Conselheiros Regionais para reivindicar melhorias à Prefeitura. O evento ocorreu na manhã deste sábado (11) na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, localizada no Conjunto Habitacional Estrela Dalva I, na Capital.

Uma das principais demandas apresentadas pelos moradores foi a implantação de esgoto e asfalto em diversos bairros da região. Durante o evento, estandes de secretarias e subsecretarias estiveram disponíveis para receber as solicitações dos conselheiros das sete regiões da Capital.

A atual presidente do Conselho Regional do Prosa e da Associação de Moradores do Nova Bahia, Marilce Oliveira, foi uma das representantes presentes e destacou as principais carências da região. Segundo ela, a falta de esgoto, asfalto e limpeza são os principais problemas nos bairros do Prosa.

"A região do Prosa vai desde a Vila Margarida ao Jardim Noroeste. Estamos aqui para pedir devolutivas de demandas que solicitamos. Uma das principais reivindicações é esgoto, a região é bem carente disso, especialmente no Jardim Noroeste e Parque Novos Estados. Até porque não tem como fazer o asfalto se não tem a rede de esgoto”, explica Marilce.

Em relação ao asfalto, Marilce ressaltou que embora algumas ruas do Jardim Noroeste tenham sido prometidas, toda a região carece desse serviço. “O Jardim Noroeste tem promessa de asfalto, mas até o momento foi prometido para algumas ruas. Só que a região carece de asfalto no bairro todo. Não tem condições de manter só a patrola por lá. Outro local que carece de asfalto é a Chácara dos Poderes, também está bem precário”.

Conselheira do Prosa, Marilce destacou as principais carências da região (Foto: Mylena Fraiha)
Conselheira do Prosa, Marilce destacou as principais carências da região (Foto: Mylena Fraiha)

Marilce também mencionou outras demandas urgentes, como a limpeza de áreas específicas e a necessidade de sinalização de trânsito e implantação de quebra-molas. “Passamos perrengue e precisamos cobrar. Mas temos esperança em ter devolutivas”.

A região do Prosa abrange os bairros Autonomista, Carandá, Chácara Cachoeira, Chácara dos Poderes, Estrela Dalva, Margarida, Mata do Jacinto, Noroeste, Novos Estados, Santa Fé e Veraneio.

De acordo com o relatório de Perfil Socioeconômico de Campo Grande da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), baseado no Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região tem cerca de 82.328 moradores.

Demandas atendidas - Iniciado no ano passado, o Café com os Conselheiros Regionais tem como objetivo levar as secretarias para os bairros e proporcionar um canal de comunicação direto entre Poder Público e comunidades. Até o momento, mais de 1.300 pessoas puderam apresentar suas demandas diretamente para todas as pastas da Prefeitura.

Entre as demandas solicitadas pelo Conselho Regional do Prosa ainda no ano passado, estão a implementação de sinalização e quebra-molas em bairros da região. De acordo com a Prefeitura, 29 demandas foram atendidas pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e seis seguem em estudo ou em andamento.

Uma dessas demandas cumpridas foi a implantação de sinalização vertical na Rua Marques de Leão, no Parque Novos Estados.

Durante o evento, a prefeita Adriane Lopes (PP) também mencionou que a obra de pavimentação do Jardim Noroeste segue em fase licitatória. “A primeira etapa está em licitação e em breve vamos dar a ordem de serviço para o asfalto no Noroeste”.

Na presença de conselheiros, prefeita Adriane Lopes comenta demandas que foram concluídas na região do Prosa (Foto: Mylena Fraiha)
Na presença de conselheiros, prefeita Adriane Lopes comenta demandas que foram concluídas na região do Prosa (Foto: Mylena Fraiha)

Conselheiros Regionais - O PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande) prevê a participação comunitária e o controle social das ações públicas, sendo que a efetivação do desenvolvimento de Campo Grande depende fundamentalmente do bom desempenho dos Conselheiros Regionais, como representantes da sociedade civil organizada, no cumprimento de suas atribuições.

Ao todo, são 492 conselheiros em toda Campo Grande, compondo os 7 Conselhos Regionais, sendo 109 no Conselho Regional da Região Urbana do Anhanduizinho; 59 no Conselho Regional da Região Urbana do Bandeira; 46 no Conselho Regional da Região Urbana do Centro; 73 no Conselho Regional da Região Urbana do Imbirussu; 73 no Conselho Regional da Região Urbana do Lagoa; 55 no Conselho Regional da Região Urbana do Prosa; e, 77 Conselho Regional da Região Urbana do Segredo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias