ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 22º

Capital

No “Dia D”, prefeita dá exemplo para estimular vacinação contra gripe

Aplicação do imunizante segue até as 17h de hoje em 12 pontos da cidade

Por Antonio Bispo e Clara Farias | 11/05/2024 10:47
Prefeita Adriane Lopes recebendo vacina neste sábado (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeita Adriane Lopes recebendo vacina neste sábado (Foto: Henrique Kawaminami)

Disponível para toda população, a campanha de vacinação contra a gripe tem levado dezenas de pessoas aos pontos de aplicação do imunizante na manhã deste sábado (11), em 12 pontos diferentes de Campo Grande. Entre os presentes estava a prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP), que aproveitou o momento para se imunizar na USF Dra. Marly Anna Tatton G. Pereira, no bairro Jardim Marabá.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até o momento 104 mil pessoas já tomaram a vacina. Durante o mutirão, muitos pais levaram os filhos para garantir a aplicação da dose. No local, os pequenos puderam aproveitar para brincar em escorregadores infláveis e comer doces oferecidos gratuitamente.

Para a prefeita, a situação dos postos de saúde lotados com médicos atendendo até 40 pessoas durante o plantão por conta de doenças respiratórias, traz a importância do mutirão para que o maior número de pessoas fique imunizado, assim como ela, que para dar o bom exemplo, entrou na fila para receber o imunizante.

“Estamos passando por um momento difícil. Unidades de saúde lotadas, hospitais públicos e particulares também. A Situação acontece em todo o Brasil. Desde o dia 2 de maio, quando liberou a vacinação para o público geral, houve um salto em 80 pessoas vacinando para 300. Vamos seguir convidando para que possamos diminuir as filas”, disse.

A secretária municipal de saúde, Rosana Leite, destacou que a doença tem afetado principalmente crianças e idosos. “Estamos passando por uma situação de emergência devido ao vírus da Influenza. Vírus esse que já está superando a Covid. Desde 2013, as pessoas estão um pouco descrentes da vacinação, principalmente com vacinas novas, mas a vacina da gripe já existe há muito tempo. Precisamos fortalecer a vacinação nos nossos campo-grandenses”, ressaltou.

Secretária municipal de saúde Rosana Leite durante entrevista (Foto: Henrique Kawaminami)
Secretária municipal de saúde Rosana Leite durante entrevista (Foto: Henrique Kawaminami)

Mães exemplos – Entre os presentes estava a funcionária pública Crislaine Aparecida Montovanis, 45, que levou a filha de 9 anos para ser imunizada. “Resolvemos aproveitar que abriu para o público geral. Na família estava faltando somente ela. São importantes essas campanhas no sábado, porque dia de semana é corrido. A escola em que ela estuda também divulgou e ficamos sabendo pela campanha”, afirmou.

Assim como ela, a dona de casa Ana Vitória dos Santos, de 23 anos, também levou as filhas de 1 anos e 9 meses e outra de seis meses, para tomar a vacina.

“Eu moro aqui no bairro e resolvi aproveitar a campanha. Elas tinham vacinas atrasadas e a agente de saude passou lá em casa e avisou que ia ter e de vacinação e eu vim. Foi bem rapidinho, elas choraram na hora mas ja estao tranquilas. Ja aproveitamos o pastelzinho e agora estamos na fila do escorregador pra elas brincarem”.

Moradora de Campo Grande se vacinando no Dia D contra gripe (Foto: Henrique Kawaminami)
Moradora de Campo Grande se vacinando no Dia D contra gripe (Foto: Henrique Kawaminami)

Veja quais serão os locais e horários de funcionamento:

Pontos itinerantes

  • Shopping Norte Sul Plaza (Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2300 - Jardim Joquei Club) – 10h às 18h;
  • Pátio Central Shopping (Rua Marechal Rondon, 1380 - Centro) – 9h às 16h;
  • Shopping Bosque dos Ipês (Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796 - Parque dos Novos Estados) – 10h às 17h;
  • Comper Ypê (Avenida Mascarenhas de Moraes, 2470 - Cruzeiro) – 8h30 às 16h.

USFs (Unidades de Saúde da Família), que abrirão entre as 7h30 e 17h:

  • USF Caiçara;
  • USF Moreninha;
  • USF Cel. Antonino;
  • USF 26 de Agosto;
  • USF Marabá;
  • USF Silvia Regina;
  • USF Noroeste;
  • USF Aero Rancho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias