ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Esteticistas comemoram regulamentação da profissão na Capital

Fernando da Mata | 20/11/2011 13:19

Segundo a Apecsul, cerca de 9 mil esteticistas atuam no estado e 70% dos salões e centros estéticos não são regulamentados

Esteticistas na Praça do Rádio Clube(Foto: Simão Nogueira)
Esteticistas na Praça do Rádio Clube(Foto: Simão Nogueira)

Cerca de 70 esteticistas celebraram o Dia Nacional da classe, na manhã deste domingo (20), na praça do Rádio Clube, Centro de Campo Grande. Porém, os profissionais tiveram outro motivo para comemorar: a regulamentação da profissão com a criação do Conselho Regional de Biomedicina e Estética.

A professora do curso superior de Estética da Anhanguera/Uniderp, Gabriela Franco Tuller, ressaltou que a luta pela regulamentação ocorre há vários anos. “A gente comemora porque nosso maior problema é o fato de salões e centros estéticos atuarem com profissionais sem curso superior ou técnico”, explicou a docente.

Um dos fatores ressaltados na manifestação é a luta contra os serviços estéticos oferecidos por compra coletiva. Segundo a professora da Anhanguera/Uniderp, em média, 30 pessoas queimadas por aparelhos estéticos fazem denúncia todos os dias.

A diretora de eventos da Associação Profissional dos Esteticistas e Cosmetólogos do Mato Grosso do Sul (Apecsul), Sônia Pessoa, disse que os profissionais sem formação terão que se enquadrar. “Quem não tem curso, vai passar por avaliação teórica e prática”, enfatizou Sônia.

Em Mato Grosso do Sul, existem cerca de 9 mil esteticistas atuando, de acordo com a Apecsul. De acordo com a entidade, 70% dos salões e centros estéticos não são regulamentados.

Índice que vai se reverter com a regulamentação, segundo a presidente da Apecsul, Joana Aguirre do Amaral. “Vai ser fiscalizado de porta em porta, agora nós temos respaldo”. A chefe da associação frisou ainda que, inicialmente, serão disponibilizados cinco fiscais.

Nos siga no Google Notícias