ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Estudantes fecham Ceará em protesto contra aumento de mensalidades

Alan Diógenes e Juliene Katayama | 03/03/2015 19:47
Munidos de tambores e apitos acadêmicos pediram o fim do aumento de mensalidades. (Foto: Alcides Neto)
Munidos de tambores e apitos acadêmicos pediram o fim do aumento de mensalidades. (Foto: Alcides Neto)
Motoristas que trafegavam pela Ceará tiveram que descer dos veículos e esperar o protesto. (Foto: Alcides Neto)
Motoristas que trafegavam pela Ceará tiveram que descer dos veículos e esperar o protesto. (Foto: Alcides Neto)

Cerca de 300 alunos da Universidade Anhanguera Uniderp fecharam, por volta das 19h00 desta terça-feira (3), a Rua Ceará em forma de protesto. Eles são contra o aumento das mensalidades dos cursos e as novas regras do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

Conforme um dos organizadores do protesto, o estudante do 7º semestre de Direito, Augusto Josiel, 25 anos, neste ano houve um aumento abusivo das mensalidades na universidade. Ele contou que na quinta-feira passada (26), a reitora Leocádia Aglaé Petry Leme chegou a receber 25 alunos e disse que houve o aumento, porque foram feitas melhorias na estrutura da faculdade.

“No nosso curso tivemos um aumento de 9,6% na mensalidade. Ela alega que houve melhorias, mas nada foi reformado. Estamos aqui em frente da universidade e não procuramos o MEC (Ministério da Educação) porque o aumento é uma questão estrutural da própria faculdade”, explicou Augusto.

Os acadêmicos ganharam força no protesto ao se juntarem aos estudantes do curso de Medicina, que tiveram 12% de aumento na mensalidade. Os universitários entraram no prédio gritando palavras de ordem e com apitos. Eles irão tentar conversar mais uma vez com a reitora para resolver a situação.

Caso não tenham retorno, há promessa de um nova manifestação. “Se hoje não conseguirmos falar com ela, na quinta-feira (5) um grupo de 40 alunos irá acampar no DCA (Departamento de Controle Acadêmico), e não haverá atendimento no local”, comentou Augusto.

O bloqueio criou um engarrafamento na rua. As duas faixas da Ceará ficaram interditadas e alguns motoristas subiram em cima do canteiro central para desviar do protesto. Outros trafegaram pela contramão. Um fila de veículos de passeio, caminhões e ônibus chegou à rotatória da Ceará com a Joaquim Murtinho.

Duas viaturas da Polícia Militar compareceu ao local para manter a segurança, caso houvesse algum tumulto, mas deixaram o lugar depois de meia hora. Após, uma das avenidas mais movimentadas da cidade, ficou sem órgão de trânsito para fazer o desvio até as 20h, quando outras duas viaturas da PM e uma da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) chegou para fazer o serviço.

Uma estudante de Administração do 8º semestre, que não quis se identificar, acredita que o protesto não vai ter resultados, já que, em sua visão, a reitora não vai atender os alunos. “Para mim é melhor eles mudarem de instituição”, mencionou.

Os acadêmicos fizeram um abaixo-assinado e pretendem permanecer no local até as 20h. Esse já o terceiro protesto de estudantes do local em menos de uma semana.

Por meio de nota, a Universidade Anhanguera Uniderp informou que juntamente com representantes do setor de educação, a instituição têm mantido conversas constantes com o MEC sobre as reivindicações dos alunos. A instituição tem enviado informações constantes aos acadêmicos sobre o atual cenário por meio de comunicados. Além disso, tem recebido comissões formadas por representantes dos alunos para esclarecer todas as dúvidas referentes ao tema. 

A universidade afirmou que independente deste momento de negociação, a universidade considera que a maior prioridade nesse momento é a continuidade dos estudos e sem prejuízos para os alunos, no caso de impossibilidade de acordo com o MEC. Em compromisso com a transparência, o centro de ensini se mantém à disposição para esclarecimentos adicionais.

Motoristas subiram em cima do canteiro central para escapar do protesto. (Foto: Alcides Neto)
Motoristas subiram em cima do canteiro central para escapar do protesto. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias