ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Estudantes vão à missa abençoar canetas em busca de paz no Enem

Lidiane Kober e Filipe Prado | 06/11/2014 14:31
Canetas foram abençoadas em missa no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Foto: Marcelo Calazans)
Canetas foram abençoadas em missa no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Foto: Marcelo Calazans)

Para amenizar o nervosismo e garantir paz e tranquilidade na hora das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), estudantes de Campo Grande recorrem a várias técnicas, como aquecer a fé. Nesta quinta-feira (6), vários candidatos foram abençoar as canetas em missa especial no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

De família católica praticante, o estudante Paulo Sérgio, 18 anos, emocionou-se e até chorou durante a celebração. “A benção das canetas é uma forma de renovar a fé e traz esperança”, resumiu. Ele foi acompanhado da amiga Ana Antônia, 15 anos.

“Vim buscar ajuda de Deus, a gente reza e se apega”, comentou a adolescente. Ao contrário de Paulo Sérgio, ela fará o Enem deste ano para treinar.

A também estudante Isadora Borges, 19, levou uma caneta para abençoar e usar no exame. “A benção nos dá paz e tranquilidade na hora da prova, mas não adianta nada se não estudar”, frisou.

Capelão da Base Aérea, Padre Marcelo celebrou a missa, com a benção das canetas, no horário do meio-dia. “Que essas canetas sejam instrumento de Deus nas mãos dos estudantes”, afirmou. Ele também ressaltou a necessidade de estudar. “Deus faz a parte dele, mas a gente tem que fazer a nossa”, completou.

Ainda hoje, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, serão celebradas outras duas missas, com a benção das canetas, às 15h e às 19h.

O estudante Paulo Sérgio, de 18 anos, se emocionou e até chorou durante a celebração (Foto: Marcelo Calazans)
O estudante Paulo Sérgio, de 18 anos, se emocionou e até chorou durante a celebração (Foto: Marcelo Calazans)

O Enem - Os participantes do Enem de 2014 podem conferir seus cartões de confirmação de inscrição no sistema de consulta ao cartão, que está disponível na página do exame na internet. Para acessar a área, o candidato tem que informar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.

Os cartões também serão enviados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) via correios. Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 61 61 61. Para acessar o site do Enem, entre em www.enem.inep.gov.br.

No sábado (8), os participantes terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No domingo (9), serão cinco horas e 30 minutos para responder as 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e as 45 de matemática e suas tecnologias, além de fazer a prova de redação.

As provas iniciam às 13h, horário oficial de Brasília. Com a nota do Enem, o estudante tem acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), além do benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ao programa Ciência sem Fronteiras e seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Quem fez o Enem também pode se candidatar a vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

Nos siga no Google Notícias