ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após furto, procurador pode responder por deixar fuzil dentro de carro

Material bélico é de procurador do Estado, que denunciou furto à Polícia Civil, alegando esquecimento em veículo

Marta Ferreira e Bruna Marques | 27/10/2020 18:25
Davanço, delegado titular da Depac, falou sobre posse responsável de armamento de fogo nesta manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)
Davanço, delegado titular da Depac, falou sobre posse responsável de armamento de fogo nesta manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)

Vai ser investigado pela Derf (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos) de Campo Grande o furto de pistola 9mm e fuzil calibre 308 de camionete pertencente a procurador do Estado, de 67 anos, informado à Polícia Civil nesta segunda-feira (26).  O titular da Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento), onde o registro foi feito, João Eduardo Davanço, informou que além de buscar localizar o armamento, também existe preocupação com as circunstâncias em que o armamento acabou sumindo.

"Temos que deixar bem claro que tanto o policial, quanto o colecionador ou o atirador esportivo ele nunca deve deixar arma de fogo no interior do veículo, sob pena inclusive de responsabilização”, afirmou ao Campo Grande News.

Conforme o boletim de ocorrência, o procurador é caçador autorizado pelo Ibama, que permite no Brasil apenas o abate de javalis, por terem se proliferado além do previsto. Ele informou que havia usado os equipamentos no domingo a noite, nos arredores de Campo Grande, e esquecido no carro.

Na segunda-feira, conforme alegou, foi almoçar em restaurante no bairro Santa Fé e quando voltou, 40 minutos depois, alguém havia aberto a Toyota Tundra e levado o material bélico.

Ao falar do assunto, o delegado da Polícia Civil disse que vai ser feita a investigação para localizar os bandidos e aproveitou para alertar sobre a posse responsável de armas de fogo.

O servidor público que tem uma arma funcional e essa arma venha ser furtada ele pode responder pelo furto da arma. Se a arma não for recuperada repor o valor que o estado pagou e além da responsabilização administrativa”, comparou.

Segundo a autoridade policial, será comunicado ao Exército para adoção das providências administrativas cabíveis em relação a esse armamento ter sido deixado de forma “descuidada” dentro de um veículo.

Além disso, afirmou, os documentos que instruem o boletim de ocorrência serão encaminhados para analisar as circunstâncias para verificar se toda a documentação e autorizações estão conforme a legislação.

A PGE (Procuradoria Geral do Estado), em resposta a pedido de posicionamento do servidor público, informou que o procurador comunicou o fato à direção da Procuradoria, “de que foi vítima de furto e de que tem toda a documentação.

Nos siga no Google Notícias