ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Família doou órgãos de trabalhador que morreu de problemas respiratórios

João Paulo Lemes de Lima, 36 anos, era casado, morador do Portal Caiobá e tinha dois filhos

Guilherme Henri e Anahi Gurgel | 25/12/2017 15:18
Entrada do Hospital Universitário de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Entrada do Hospital Universitário de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Os órgãos de João Paulo Lemes de Lima, 36 anos, foram doados pela família depois que armador de ferragens morreu de problemas respiratórios no Hospital Universitário de Campo Grande. A captação de rins e córneas é feita nesta tarde de Natal e conforme a assessoria da unidade de saúde, dois órgãos devem ser levados para fora do Estado enquanto um deve ficar na Capital.

De acordo com o pai do doador, Sebastião de Souza Lima, 67 anos, o filho era casado e tinha dois filhos: um menino de 12 e uma menina de 9 anos.

João era asmático e passou mal por volta da quarta-feira (20). Ele recebeu atendimento em um posto de saúde foi medicado e depois voltou para a casa dele, no Portal Caiobá. Porém, na sexta-feira (23) ele passou mal novamente, voltou para o posto de saúde e de lá foi levado as presas para o Hospital Universitário.

Segundo a família, João também sofria de bronquite e na sexta-feira teve uma parada cardiorrespiratória. “Ele nunca tinha falado nada sobre doar órgãos e a gente também não entendia nada sobre isso. Mas, aí um médico veio e explicou que ele podia ser doador. No começo minha esposa não concordou, mas aí conversamos e ela concordou. No meio da dor e tristeza essa doação dá um pouco de conforto ao saber que os órgãos irão ajudar outras pessoas”, revela.

Este é o primeiro procedimento cirúrgico de captação de órgãos em 46 anos hospital. Nesses casos, os órgãos vão para as pessoas que estão em primeiro em uma fila nacional.

Participam da cirurgia de captação, médicos e residentes do HU, da Santa Casa de Campo Grande, e da Central de Transplantes. A previsão é de que o corpo do doador seja liberado para a família, às 17h.

Nos siga no Google Notícias