ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Estelionatários clonam número de advogado e dados de processos

De acordo com o registro policial, os criminosos usam o aplicativo WhatsApp para dar credibilidade

Por Lucia Morel | 01/10/2026 18:22
Estelionatários clonam número de advogado e dados de processos
Entrada da Depac Cepol em Campo Grande, localizada no bairro Tiradentes. (Foto: PCMS)

Uma advogada de Campo Grande registrou boletim de ocorrência na Depac Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) após descobrir que estelionatários clonaram sua identidade profissional e sua imagem para aplicar golpes em clientes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma advogada de Campo Grande registrou boletim de ocorrência na Depac Cepol após descobrir que estelionatários clonaram sua identidade profissional e sua imagem para aplicar golpes em clientes pelo WhatsApp. O perfil falso usa uma foto antiga dela com a filha, e os criminosos demonstram conhecer detalhes de processos previdenciários. Ao menos duas pessoas caíram no golpe. Antes, ela recebeu mensagem falsa em nome da Claro, com tentativa de phishing. O caso é investigado como fraude eletrônica.

De acordo com o registro policial, os criminosos utilizam o aplicativo WhatsApp para dar credibilidade ao esquema. O perfil falso exibe uma fotografia antiga da advogada na qual ela aparece acompanhada de sua filha.

Além de se passarem pela profissional, os golpistas demonstram ter acesso a informações detalhadas sobre os processos judiciais das vítimas, focando principalmente em clientes que possuem demandas na área previdenciária. Até o momento, a profissional identificou que pelo menos duas pessoas caíram no golpe, sendo uma delas um cliente.

O registro policial aponta que o esquema criminoso pode ter relação com tentativas anteriores de invasão digital. Antes de ter a imagem usada pelos criminosos, a advogada relatou ter recebido uma mensagem via WhatsApp em que um suposto atendente da operadora Claro exigia que ela clicasse em um link para evitar a perda de sua conta.

Desconfiada, a profissional não acessou o link e foi diretamente a uma loja física da operadora, onde constatou que a mensagem era falsa e tratava-se de uma tentativa de phishing (roubo de dados).

O caso foi registrado como fraude eletrônica na delegacia especializada e segue sob investigação. A orientação para quem receber mensagens suspeitas em nome de profissionais do Direito é sempre confirmar a veracidade do contato por meio dos canais oficiais habituais antes de realizar qualquer transação financeira.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.