ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, TERÇA  17    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Famílias têm um mês para regularizar situação do Bolsa Família

Justificativa sobre descumprimento de regras realacionadas à saúde e educação pode ser feita nos Cras

Natália Olliver | 26/07/2023 14:59
Famílias têm um mês para regularizar situação do Bolsa Família
Beneficiária com cartão do novo Bolsa Família (Foto: Roberta Aline)

Famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e que estão irregulares em quesitos relacionados às áreas da saúde e educação têm até o dia 26 de agosto para justificar o descumprimento das regras. O serviço é oferecido nos 21 Cras (Centros de Referência da Assistência Social) de Campo Grande. Ao todo, 1.770 famílias estão irregulares na cidade.

Para regularizar a situação, é necessário levar os documentos pessoais de todos os membros da família, incluindo um documento com foto do responsável do núcleo familiar, além de comprovante de residência.

Esta é a segunda edição do “Conversa com o Bolsa Família”, feito pela superintendência da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). A primeira aconteceu nesta quarta-feira (26). As reuniões contam com a presença de profissionais da Educação e da Saúde do município para esclarecer e explicar as condicionalidades às famílias.

A ação reuniu quase 900 usuários no Cras Vida Nova. Durante o evento, a prefeita Adriane Lopes (PP) ressaltou a importância do benefício.

“Me deparo com mães que perderam o benefício porque não ficaram atentas às regras. Na Saúde, é preciso observar o calendário de vacinação e na Educação, as crianças precisam ter presença, não basta apenas fazer a matrícula. Nós mulheres precisamos direcionar nossos filhos, é nossa responsabilidade. Valorizem a equipe dos nossos Cras porque elas trabalham com amor para atender a comunidade de todo o território”.

José Mário Antunes, secretário de Assistência Social do município, acrescentou que as famílias que não justificarem o descumprimento das regras podem ter o benefício bloqueado. “É muito importante buscar orientações em uma unidade do Cras, caso nossas equipes tenham entrado em contato, porque muitas vezes esse dinheiro é a única renda da família”.

Famílias - Maria Pereira da Silva Souza recebe R$ 650,00 do benefício e foi até à unidade Estrela do Sul para receber orientações, porque o filho Cícero, de 6 anos, precisou se ausentar das aulas por várias semanas devido a problemas de saúde. Mesmo apresentando atestados médicos na escola, ela foi convocada a ir até o local.

“Sempre aviso quando tem algum problema, por isso nunca tive meu benefício bloqueado, porque acompanho as mensagens que recebo aqui do Cras e qualquer coisa venho aqui para resolver”, disse.

A dona de casa Ana Carolina Pereira também foi ao Cras justificar as ausências na aula da pequena Ketellyn Vitória, que teve problemas na coluna e acabou excedendo o número de faltas permitido. Ela é mãe de seis crianças e afirma que acompanha todas as regras e mudanças do programa. O dinheiro, R$ 1,2 mil, é usado para fazer a compra dos alimentos para a família.

Requisitos - No mês de julho, o programa atendeu 63 mil famílias em Campo Grande. Para receber o benefício, na área da educação, é preciso apresentar frequência escolar mínima de 60% para beneficiários de 4 a 6 anos de idade incompletos e 75% para os beneficiários de 6 anos a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.

Já no quesito geral, as famílias precisam cumprir requisitos exigidos, como a realização de pré-natal, cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação e o acompanhamento do estado nutricional para crianças de até 7 anos incompletos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias