ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Farmacêuticos doam sangue para a Santa Casa nesta segunda-feira

Francisco Junior | 17/01/2014 14:10

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, na segunda-feira o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) e os profissionais vão fazer a campanha "No dia 20 de janeiro, o seu sangue pode ser o remédio", para doação de sangue na Santa Casa.

Por conta da constante baixa no estoque e para conscientizar a sociedade da necessidade que os bancos de sangue têm, os farmacêuticos se uniram para fazer da sua data, uma comemoração na qual todos saem ganhando.

A farmacêutica fiscal do CRF/MS, Giovana Bellucci, explica que a iniciativa é trabalhar numa campanha mais objetiva. “Divulgar o trabalho de valorização não se faz num dia, é na rotina do atendimento farmacêutico. E ir doar justamente a quem precisa, é uma ótima iniciativa que pode virar tradição também para outros órgãos”, comenta.

A enfermeira responsável técnica pelo Banco de Sangue da Santa Casa, Mariana Garcia Ferreira de Lima, relata que a falta é sempre maior no caso dos fatores negativos. "O ideal de estoque seriam 80 bolsas diariamente, porque tem muita transfusão, cirurgias cardíacas, de trauma e eletivas", afirma. No entanto, os estoques para alguns tipos sanguíneos chegam a ficar zerados, principalmente entre o final e o começo do ano.

“Os doadores precisam se conscientizar de que os bancos necessitam desse sangue e mais importante ainda é eles se tornarem doadores de repetição”, ressalta.

Os candidatos à doação de sangue precisam ter entre 16 e 69 anos, sendo que os adolescentes devem estar acompanhados de pais ou responsável, ter no mínimo 55 quilos e estar bem alimentado. No momento da doação, é preciso estar com documento oficial com foto, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não ter passado por cirurgia no último trimestre e nem ter sido vacinado nos últimos 30 dias. Quem fez tatuagem também deve esperar o tempo mínimo de seis meses para doar.

O Banco de Sangue da Santa Casa fica na rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a 13 de Maio. O horário para doação é das 8h às 11h e das 13h às 16h30. O telefone para contato é o 3322-4126.

Nos siga no Google Notícias