ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Farmácias não recebem vacinas e nas que têm o estoque acaba em apenas uma hora

Muitos idosos acordaram cedo e tiveram de peregrinar pela cidade em busca de lugares com a vacina contra gripe

Izabela Sanchez, Clayton Neves e Lucas Mamédio | 24/03/2020 08:50
Aglomeração na farmácia mais popular na Rua Zulmira Borba, no bairro Nova Lima, nesta terça (Foto: Marcos Maluf)
Aglomeração na farmácia mais popular na Rua Zulmira Borba, no bairro Nova Lima, nesta terça (Foto: Marcos Maluf)


A campanha de vacinação contra a gripe, que deveria ter o reforço de 50 farmácias de Campo Grande, começou já com problemas nesta terça-feira (24). Há relatos de locais cadastrados que nem sequer receberam as doses da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Nas farmácias que tem, a alta procura logo cedo esgotou as doses em 1 hora.

Também há muita gente que nem integra a lista de público alvo e tumultua os locais em busca da vacina para influenza. É importante lembrar que as vacinas não imunizam contra o novo coronavírus.

Nas farmácias por onde o Campo Grande News passou, aglomeração causa risco de contágio do coronavírus, já que ninguém mantém a distância de ao menos um metro, recomendada pelas autoridades de saúde.

É o caso da Farmácia Mais Popular, na Rua Zulmira Borba, no Bairro Nova Lima. A aposentada Mercedes Mareco, 65, levada pela família para receber a imunização, ficou frustrada ao não encontrar a vacina. Só encontrou fila e tumulto: aproximadamente 15 pessoas sem manter a distâncias umas das outras, incluindo gente que não faz parte do público alvo da primeira fase.

A aposentada Mercedes não encontrou vacina no bairro Nova Lima (Foto: Marcos Maluf)
A aposentada Mercedes não encontrou vacina no bairro Nova Lima (Foto: Marcos Maluf)

Quem levou a idosa foi a neta Dayana Ramona Mareco, 27. Elas chegaram por volta das 8h, mas antes, foram até a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Bahia, que não faz parte da lista das tendas montadas pela Sesau.

Ao chegarem na farmácia, foram informados de que as vacinas não chegaram. “Isso é uma falta de respeito com idoso, sai de casa e não encontra, muitos saem andando para ir atrás da vacina para não encontrar”, criticou a neta.

Na Farmácia Ultrapopular, da Rua Olímpio Klafke, no Bairro Mata do Jacinto, a gerência distribuiu senhas, que já acabaram, um total de 50. Agora, só a partir das 14h. Há uma fila de, aproximadamente, 30 pessoas, mas apenas 1 farmacêutico aplicando as doses, com recomendação ao público para que mantenha a distância orientada além de orientar para voltar no período da tarde.

Direto das Ruas – O Campo Grande News também tem recebido relatos onde as vacinas já acabaram e de pessoas que erraram, procurando locais que não fazem parte da lista oficial de vacinação.

É o caso de Adeni Batistoti, que foi primeiro à UBS Coronel Antonino, que está fora da relação oficial. Em seguida, na Drogaria Freire, da Avenida Mascarenhas de Moraes, as doses já haviam acabado.

Na Drogaria 10 da Rua Anacá, nas Moreninhas II, vídeo recebido pela reportagem dá dimensão do tumulto. Por ali, as pessoas disseram que as doses não chegaram:



Peregrinação - A aposentada Benedita Vieira dos Santos, de 79 anos, começou cedo a peregrinação por farmácias nesta terça-feira. Ao lado da filha, passou pela Droga 10 da Vitório Zeola, no bairro Carandá, depois foi até a Drogaria Freire, da Avenida Mascarenhas de Moraes Coronel Antonino, e não encontrou as doses em nenhuma delas.

Encontrou, por fim, na UBS Estrela Dalva, no Bairro Taquaral Bosque. “Mas o moço que estava atendendo disse que só tinha 150 doses para hoje". Ela se diz em condição privilegiada, porque tem como procurar a imunização. "Mas pensa em quem não tem carro para percorrer a cidade. Muito triste isso. Pedem para a gente vacinar, mas fica essa desorganização", criticou.

Ao participar do início da vacinação contra a gripe nesta terça, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou que o fim das doses já era previsto e que cada unidade recebeu 200 doses para imunizar contra a influenza. Conforme o prefeito, o Ministério da Saúde irá reabastecer com novas doses.

Na Mata do Jacinto, Maria do Carmo conta que foi ao posto de saúde e a resposta é que “ainda não receberam”. Aos 64 anos, ela reclama que não adiantou nada planejar o dia de imunização. “Fazer a gente sair de casa se expondo sem necessidade? Na farmácia também já acabou a senha para o período da manhã. Desse jeito é complicado”, protesta.

Com a mãe andando “bem devagarinho”, Valéria dos Santos diz que ainda não conseguiu vacinar os pais. “Eles têm 72 anos, minha mãe sofre de fibromialgia e tem dificuldades de locomoção. Acontece que eles foram em 4 farmácias anunciadas no site da prefeitura, o qual a prefeitura tem convênio, e disseram que não tem vacina a serem aplicadas”

O Campo Grande News também consultou a Sesau, por meio da assessoria de imprensa. Conforme a secretaria, cada farmácia recebeu uma quantidade limitada de vacinas para atender a demanda desta manhã. "Está havendo uma procura muito grande, o que gera uma aglomeração, o que não é recomendado por conta da pandemia do coronavírus".

"É importante reforçar que a vacinação exclusiva para idosos e profissionais de saúde vai até dia 24 de abril, não havendo necessidade dessa busca desenfreada neste momento. Os estabelecimentos estão sendo orientados a limitar o a acesso de pessoas e organizando por meio de fichas", frizou a nota da Sesau.

A nota também afirma que a logística de entrega "ainda está acontecendo". "Portanto tem farmácias que ainda devem receber o imunobiológico ao longo do dia. Foram entregues com antecedência para as farmácias que já haviam feito a adesão no início do chamamento", destaca.

"As que estão sendo incluídas agora na lista, consequentemente irão receber as vacinas depois. A SESAU pede para que as pessoas tenham paciência e evitem aglomerações. Prefira retornar em outro horário caso haja filas. Haverá doses para todos. As farmácias também devem funcionar aos fins de semana, o que vai facilitar o acesso", finaliza.

Nos siga no Google Notícias