ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Voluntários “anti aglomerações” reforçam campanha de vacinação contra a gripe

Até integrantes de moto clube auxiliam a prefeitura durante a ação de imunização

Jones Mário e Lucas Mamédio | 24/03/2020 08:35
Fiscais e voluntários recebem orientações no estacionamento do paço municipal (Foto: Kísie Ainoã)
Fiscais e voluntários recebem orientações no estacionamento do paço municipal (Foto: Kísie Ainoã)

Além de guardas municipais e fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), voluntários também vão ajudar a dissipar aglomerações nos postos de vacinação contra a gripe. A campanha, voltada para idosos (acima de 60 anos) e profissionais da saúde, começou nesta terça-feira (24) em Campo Grande, com pelo menos 60 pontos de imunização.

Nesta manhã, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) reuniu voluntários e secretários de Saúde (Sesau), José Mauro Filho, e Meio Ambiente (Semadur), Luiz Eduardo Costa, no estacionamento do paço municipal. Os voluntários, parte deles integrantes de moto clube, receberam orientações para atuar nos locais de vacinação.

“É para isso essa reunião aqui. Em cada ponto da farmácia nós vamos ter um guarda municipal, vai ter um agente, ou da fiscalização da Semadur ou um funcionário público municipal, ou a ajuda que a gente está tendo do moto clube”, disse Trad.

A prefeitura cadastrou, até agora, 50 farmárcias para descentralizar a imunização. Outras dez tendas, distribuídas em unidades de saúde, também receberão o público alvo da campanha.

Cada ponto de vacinação recebe 200 doses. À medida que as vacinas acabam, a prefeitura repõe com as reservas enviadas pelo ministério da Saúde. O município estima que 80 mil idosos devem ser imunizados.

As pessoas impossibilitadas de ir até um dos pontos de vacinação poderão pedir atendimento domiciliar. No caso, familiar ou responsável deve ir até a farmácia ou tenda e cadastrar nome, endereço e telefone.

Prefeito argumenta com secretários durante reunião sobre campanha de vacinação (Foto: Kísie Ainoã)
Prefeito argumenta com secretários durante reunião sobre campanha de vacinação (Foto: Kísie Ainoã)

“Não há necessidade das pessoas saírem correndo pra tomar essa vacina. É uma vacina para o H1N1, não serve para o coronavírus. [A campanha] é uma maneira de se evitar outra enfermidade nesse momento, que pode vir a agravar nessa pandemia”, comentou o prefeito.

Vacina - Ainda que os sintomas possam ser similares, a vacina contra a gripe não é imunização contra o novo coronavírus, conforme destaca o Ministério da Saúde. Ainda não há vacina disponível contra a doença em pandemia e é necessário buscar atendimento em unidade básica de saúde se os sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória surgirem.

Nas tendas montadas em unidades de saúde, o período de vacinação é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Nas farmácias credenciadas, o horário é diferente: de 8h às 11h e das 14h às 18h.

A campanha de vacinação contra a grip é realizada em todo o País e segue até o dia 15 de abril.

Veja os pontos de vacinação em Campo Grande:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias